O estresse faz parte do nosso cotidiano. Temos que pagar contas, tomar decisões e sempre somos desafiados com novas situações.
Há o estresse positivo e negativo. Podemos usar o positivo a nosso favor. Ele serve para motivar e estimular a lidar com uma situação, além de dar a sensação de "estar vivo". Use a adrenalina desse estresse como energia, vigor e ânimo para aumentar sua produtividade e criatividade.
Já o estresse negativo, aquele que faz com que você ultrapasse seus limites e esgote a sua capacidade de adaptação, deve ser repensado. Uma pessoa cronicamente estressada libera altas doses de um hormônio chamado cortisol que, em excesso, enfraquece o sistema imunológico, leva à retenção de líquidos, ao acúmulo de gordura e aumenta o apetite, podendo desencadear outras doenças.
Em casos mais intensos é necessário um acompanhamento médico. Porém, algumas mudanças de atitude podem te ajudar a controlar o estresse negativo:
Durma direito: algumas horas de sono podem te ajudar a pensar melhor e te ajudar a resolver os problemas;
Massagem: você pode ser o seu próprio massagista. Foque no rosto, no pescoço, nas axilas, na virilha, nos joelhos e nos pés. Cuidar um pouco de você, além de reduzir o cortisol, traze prazer e bem-estar;
Pratique atividades físicas: procure alguma atividade que faça bem ao seu corpo e te relaxe;
Reflita: medite um pouco ou apenas separe 5 minutos diários para pensar em você. Se afastar um pouco dos problemas pode te ajudar a achar novas soluções para ele;
Respire: lenta e profundamente. Procure um lugar silencioso e pratique a respiração profunda por 10 minutos. O importante é soltar o ar bem mais devagar do que ele entra.