Dormir bem é uma necessidade do organismo para reabastecer as energias. A quantidade de horas de sono diária é individual, podendo variar de acordo com cada grupo de idade, uma vez que durante este período ocorrem determinados processos metabólicos, essenciais para o descanso mental e físico.
Pessoas que dormem menos que o tempo necessário podem apresentar pouco vigor físico, são mais propensas à infecções, obesidade e a desenvolver doenças como hipertensão e diabetes, além de acelerar o processo de envelhecimento precoce.
A idade e as horas de sono
As crianças necessitam de 14 a 16 horas de sono diariamente. Já o grupo dos adolescentes necessita de aproximadamente 9 horas de descanso por noite, pois nesta fase o período do sono ocorre a liberação do hormônio do crescimento. Indivíduos adultos necessitam de 7 a 8 horas por dia. Gestantes, em seu primeiro trimestre, sentem mais sono devido ao aumento dos níveis de progesterona.
Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, 63% da população adulta têm alguma queixa relacionada ao sono e alerta que a sua privação aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A falta de uma boa noite de sono torna as atividades diárias mais difíceis de serem realizadas, além da dificuldade de concentração e tendência a ocorrerem quadros depressivos.
Recomendações para dormir melhor
Para ter uma boa noite de sono, garantir a saúde do organismo e acordar mais relaxado, o ideal é adotar algumas medidas e mudanças no estilo de vida.
Alguns distúrbios do sono estão relacionados ao estresse provocado pelo dia a dia, além da produção inadequada do neurotransmissor, que regula o ritmo do sono (serotonina). A sua saúde depende de cuidados, por isso se você perceber alguma anormalidade, o ideal é procurar um especialista.