Resultado reflete a estratégia contínua de investimento em pesquisa e inovação e de busca incessante por soluções que promovam saúde e qualidade de vida para as pessoas

20 de agosto de 2025 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, conquistou o 1º lugar na categoria “Farmacêuticas e Ciências da Vida” na 11ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2025. Esse renomado reconhecimento confirma a posição da EMS como a farmacêutica mais inovadora do setor, e uma das empresas de maior destaque em inovação em todo o país, reforçando o compromisso da empresa com a pesquisa e a busca por soluções que promovam saúde e bem-estar às pessoas. A premiação chega no ano que marca o lançamento, pela companhia, das canetas de liraglutida Olire e Lirux, as primeiras 100% nacionais, produzidas com tecnologia de ponta e disponibilizadas ao mercado brasileiro neste mês de agosto. A EMS também alcançou a 14ª posição no ranking geral do anuário, que elenca as 150 empresas mais inovadoras do país de diferentes segmentos de atuação.
O troféu Valor Inovação foi entregue a Fábio Barros, diretor executivo científico da EMS, durante cerimônia realizada em São Paulo na noite de 19 de agosto.
Para Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, “esse reconhecimento reforça a importância do investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, que nos permite transformar ciência e tecnologia em projetos inéditos e revolucionários. A inovação é um pilar central da EMS e faz parte do nosso DNA. Nosso compromisso é ampliar o acesso, melhorar tratamentos e promover a saúde e o bem-estar das pessoas, mantendo um pipeline diversificado de projetos que abrangem diferentes áreas terapêuticas e modelos de negócio”, destacou.
Realizado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC, o prêmio tem como objetivo avaliar, de maneira consistente e sistemática, as práticas de inovação das companhias que atuam no Brasil em diferentes setores. O ranking é baseado em cinco pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.
Metodologia
A metodologia do anuário Valor Inovação Brasil reúne critérios capazes de medir o investimento contínuo das empresas em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, englobando desde aportes em ciência até iniciativas de transformação digital. Em sua 11ª edição, o estudo acompanhou o desempenho e a disciplina das companhias para identificar as mais inovadoras do país. Como resultado, o ranking destaca um seleto grupo que trata a inovação como pilar estratégico e de longo prazo. As participantes são avaliadas em quatro dimensões: planejamento da empresa no processo de inovação; execução e práticas adotadas; resultados alcançados; e reconhecimento obtido a partir de citações e pedidos de patentes publicados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) durante o ano-base da pesquisa.
Mais informações: EMS é destaque no setor farmacêutico e de ciências da vida | Inovação | Valor Econômico https://share.google/mcNQqPR6gpx0kHcYn
Sobre a EMS
A EMS é o maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 19 anos consecutivos, e pertencente ao Grupo NC. Com mais de 60 anos de história e 7,3 mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e non-retail, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. A empresa possui unidades produtivas em Hortolândia (SP), onde está o seu tecnológico Centro de P&D e a moderna fábrica de embalagem de medicamentos sólidos; em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF), e em Manaus (AM), atuando com a Novamed, uma das maiores fábricas mundiais de medicamentos sólidos. Também está na Sérvia, com a farmacêutica Galenika, e na Itália, com o laboratório de pesquisas Monteresearch. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia, por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA); e com a Brace Pharma, também em Atlanta, mantendo parcerias para buscar o que há de melhor e mais inovador em áreas terapêuticas como oncologia, virologia e imunologia. Trilhando um caminho sólido de inovação e internacionalização de seus produtos e de consolidação como potência global, a EMS inaugurou em 2024 a primeira fábrica do Brasil de peptídeos, capaz de produzir para o país e para o mundo análogos de GLP-1 como liraglutida e semaglutida, voltadas ao tratamento da obesidade e diabetes tipo 2. Com negócios em 56 países, a EMS tem um dos maiores números de estudos clínicos do país e aproximadamente 100 patentes concedidas ou em análise pelo Brasil e pelo mundo. Ainda, mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como mais uma forma concreta de promover saúde e qualidade de vida.
Mais informações para a imprensa:
EMS
imprensa.ems@novapr.com.br