Iniciativa marca avanço histórico da indústria nacional, com foco na incorporação de tratamentos modernos
A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), e a farmacêutica EMS firmaram dois acordos de parceria inéditos para a produção de liraglutida e semaglutida, em 6 de agosto, em evento em Brasília. As injeções subcutâneas oferecem uma abordagem de alta eficácia e são consideradas inovadoras para o tratamento de diabetes e obesidade, marcando mais um avanço significativo da indústria nacional no desenvolvimento de soluções de alta complexidade.
Os acordos estabelecem a transferência de tecnologia da síntese do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e do medicamento final para Farmanguinhos, unidade técnico-científica da Fiocruz.
Inicialmente, a produção será realizada na fábrica da EMS, em Hortolândia (SP), até que toda a tecnologia de produção seja transferida para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro.
“Este é um marco histórico para a EMS e para a indústria farmacêutica brasileira. Desenvolver, registrar e produzir medicamentos de alta complexidade com tecnologia 100% nacional, e agora transferi-la à Fiocruz, reafirma nosso compromisso com a inovação”, afirma Carlos Sanchez, presidente da EMS.
“Ao unir forças com parceiros públicos e privados, somamos excelência e inovação. Esta iniciativa contribui para a diversificação de parceiros e para a ampliação do portfólio de produção da Fiocruz”, afirmou a vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Priscila Ferraz.
“A liraglutida e a semaglutida inauguram a estratégia da Fiocruz de se preparar também para a produção de medicamentos injetáveis, com a possibilidade de incorporação de uma nova forma farmacêutica. É mais uma ação para fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde”, ressaltou a diretora de Farmanguinhos, Silvia Santos.
O anúncio da parceria foi feito durante a terceira edição do Fórum Saúde, realizado em parceria entre o think tank, Esfera Brasil e a EMS, cujo propósito é debater avanços no desenvolvimento do setor no país. O encontro reuniu integrantes dos Três Poderes da República, autoridades, empresários e especialistas. Na pauta foram debatidas estratégias nacionais para a área, além de novas propostas para um melhor acesso à saúde para todos os brasileiros. A cerimônia de assinatura da parceria contou com a presença da vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Priscila Ferraz, da diretora de Farmanguinhos, Silvia Santos, do presidente da EMS, Carlos Sanchez, além do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A diretora de Relações Institucionais da EMS, Juliana Megid, ressalta que a parceria promove a capacidade tecnológica das instituições públicas, o fortalecimento da indústria nacional, a geração de empregos qualificados e a formação de um ecossistema de inovação que transcende o setor de saúde. “O marco inédito reafirma o compromisso da EMS com o desenvolvimento nacional e a consolidação do complexo econômico e industrial da saúde. É o momento de celebrar a inovação e criarmos uma nova era na história da indústria farmacêutica brasileira”, afirma.
Sobre a EMS
A EMS é o maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 19 anos consecutivos, e pertencente ao Grupo NC. Com mais de 60 anos de história e 7,3 mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e non-retail, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. A empresa possui unidades produtivas em Hortolândia (SP), onde está o seu tecnológico Centro de P&D e a moderna fábrica de embalagem de medicamentos sólidos; em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF), e em Manaus (AM), atuando com a Novamed, uma das maiores fábricas mundiais de medicamentos sólidos. Também está na Sérvia, com a farmacêutica Galenika, e na Itália, com o laboratório de pesquisas Monteresearch. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia, por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA); e com a Brace Pharma, também em Atlanta, mantendo parcerias para buscar o que há de melhor e mais inovador em áreas terapêuticas como oncologia, virologia e imunologia. Trilhando um caminho sólido de inovação e internacionalização de seus produtos e de consolidação como potência global, a EMS inaugurou em 2024 a primeira fábrica do Brasil de peptídeos, capaz de produzir para o país e para o mundo análogos de GLP-1 como liraglutida e semaglutida, voltadas ao tratamento da obesidade e diabetes tipo 2. Com negócios em 56 países, a EMS tem um dos maiores números de estudos clínicos do país e aproximadamente 100 patentes concedidas ou em análise pelo Brasil e pelo mundo. Ainda, mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como mais uma forma concreta de promover saúde e qualidade de vida.
Sobre a Esfera Brasil
A Esfera Brasil é uma organização criada para fomentar o pensamento e o diálogo sobre o Brasil e um think tank independente e apartidário que reúne empresários, empreendedores e a classe produtiva. Nosso objetivo é gerar debates que permitam a construção de um país melhor por meio da promoção de diálogo entre empresas, governos e instituições para busca de soluções viáveis para as principais barreiras de desenvolvimento do país. Desde a fundação em 2021 por João Camargo, hoje presidente do Conselho, o grupo organizou encontros com diversas autoridades, entre elas ministros, governadores, prefeitos, os presidentes da Câmara e do Senado, do Banco Central, do BNDES e dos principais partidos políticos do Brasil. A CEO da Esfera Brasil é Camila Funaro Camargo Dantas.
Sobre Farmanguinhos
Fundado em 1976, Farmanguinhos é a unidade técnico-científica da Fiocruz responsável por atuar de forma integrada nas áreas de educação, pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e produção de medicamentos. Laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde, Farmanguinhos é também um Instituto de Ciência e Tecnologia em Saúde, com papel estratégico na formulação de políticas públicas. Referência nacional, o Instituto se destaca na produção de medicamentos essenciais, na redução de custos e na ampliação do acesso da população brasileira aos tratamentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais informações para Imprensa:
imprensa.ems@novapr.com.br