Parceiros:

Busca pelo Presente Ideal pode ser mais Estressante do que Você Imagina

Quanto tempo você dedica para comprar um presente de Natal? Algumas pessoas passam horas atrás daquele que acreditam ser o ideal para o destinatário de seu afeto. Alguns estudos recentes nos Estados Unidos, onde o consumo nessa época ultrapassa de longe nossas marcas, mostrou novas tendências na arte de presentear alguém.
Ao mesmo tempo, os especialistas acreditam que o estresse causado pela busca implacável por um presente ideal resulta em mais chances de decepção quando a pessoa não reage da forma esperada. Nessa correria, o espírito do Natal se esvai. Todo mundo fica contente ao receber um embrulho prendado, feito com carinho por alguém que gosta.
Na hora de abrir o presente, porém, muitos não seguram a expressão de surpresa quando o presente não era aquilo esperado. Do outro lado, a pessoa que presenteou sente a decepção de ter se equivocado. Segundo um estudo do Journal of Experimental Psychology, concluiu-se que é melhor despender menos tempo nas compras e presentear a pessoa com exatamente aquilo que ela quer.
Aquele presente bem pensado e inesperado pode gerar mais efeitos negativos do que positivos. O estudo concluiu que pensar demais sobre a escolha não aumenta chance de satisfação de quem recebe. Aqui, o valor do presente também não é diretamente proporcional à satisfação.
O desespero para conseguir um presente, principalmente em cima da hora, gera estresse, desmotivação e derruba o espírito natalino para muitos. A irritação e a pressa, aliadas às preocupações com gastos, nessa época, faz as pessoas deixarem a saúde de lado, sofrendo com sintomas emocionais e físicos do estresse ou da depressão.
Não deixe de presentear aqueles que você ama, mas repense sobre o verdadeiro significado do Natal, independente de sua religião. Essa época deve ser de reflexão, paz espiritual e de união com familiares e amigos.
A vontade de consumir muitas vezes apaga esses sentimentos e nos deixa vulneráveis a grandes decepções. Por isso, ao invés de despender muito tempo atrás de presentes, busque fazer uma boa ação para quem precisa e passe tempo de qualidade com aqueles que você ama. Dessa forma, o mau humor e o estresse passam longe e o seu Natal fica muito melhor.
AnteriorPróximo