A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), revelou de acordo com pesquisa realizada, que a presença de resíduos de agrotóxicos ainda é muito alto nos alimentos que os brasileiros consomem.
Em 2011, 36% das amostras de alimentos estavam insatisfatórias nesse quesito, e em 2012, 29% estavam fora dos padrões de consumo.
Nesse cálculo, são analisados fatores como: presença de agrotóxico não autorizado; uso de agrotóxico autorizado mas acima do Limite Máximo de Resíduo (LMR); e a detecção conjunta de agrotóxico autorizado e não autorizado, mas acima do limite permitido.
Das amostras que estão fora do padrão estabelecido, 30% são de agrotóxicos que estão sendo reavaliados. Mas a bomba fica por conta da presença de dois produtos que não são registrados: o azaconazol e o tebufempirade, que foram encontrados em uvas. De acordo com a Anvisa, essas amostras podem ter entrado no país por contrabando.
No planejamento da pesquisa, foram estudadas 3.293 amostras de alface, arroz, mamão, feijão, pepino, cenoura, pimentão, tomate e uva. A escolha dos alimentos se baseou em dados de consumo encontrados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de acordo com a disponibilidade dos mesmos nos supermercados e na questão do uso de produtos químicos.
O estudo completo pode ser encontrado no site da Anvisa.