Parceiros:

Ajude o seu Filho a Largar a Chupeta

Logo que nascem os bebês, eles têm uma necessidade básica de sugar, satisfação essa que é sanada com a amamentação materna. Porém, nos intervalos entre essa alimentação, a criança precisa de uma alternativa para esse instinto, já que até mesmo no útero o feto em desenvolvimento costuma chupar os dedos. É aí que entra a chupeta, criada para simular os mamilos da mãe e para satisfazer a vontade do bebê.
É comum que a criança use a chupeta até os 3 anos de idade, pois ela serve até mesmo para acalmá-los e evitar que venham a engolir outros objetos, mas o processo de desistência do uso da chupeta pode ser uma fase difícil para as mamães.
Já se sabe que o uso contínuo da chupeta pode não fazer muito bem para a criança, e isso por si só deve ser motivo para as mães insistirem. Além de estimular infecções no ouvido médio, o uso deste artefato pode causar problemas na fala da criança e até mesmo em sua arcada dentária.
Pensando nas mulheres que querem ajudar os filhotes nesse período conturbado, a EMS dá algumas dicas para o seu pequeno largar a chupeta bem rapidinho:
Permita que o seu filho use a chupeta apenas em momentos críticos, como a hora de dormir ou quando estiver doente, se sentindo mal. Seja firme na sua decisão;
Reduza o tempo que a criança usa o acessório aos poucos;
Abandone o costume de prender a chupeta à roupa da criança;
Reforce a ideia de que crianças mais velhas não usam chupeta – a criançada gosta de se sentir mais crescida;
Marque um dia com o seu filho ou incentive-o a doar todas as chupetas. Pode-se usar personagens para recebê-las, como Papai Noel ou o Coelhinho da Páscoa. O importante é que você não volte atrás!
AnteriorPróximo