As cidades estão se abrindo para o ciclismo. Aos poucos, grandes metrópoles com tráfego pesado de veículos, como São Paulo e Rio de Janeiro, já começam a aderir à ideia de oferecer mais espaço às bicicletas. E essa pode ser uma ótima opção para quem quer começar a praticar atividades físicas regulares. Para aqueles que querem adquirir o hábito de pedalar, mas ainda se sentem inseguros, nós mostraremos os principais benefícios desse exercício.
O ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolver o sistema cardiorrespiratório, além de ser indicado como ótimo exercício para queima de gordura corporal e aumento de resistência física e de força muscular nas pernas. Dependendo do treino, o gasto calórico pode chegar a 600 Kcal/h. Versátil, é uma ótima atividade aeróbica e anaeróbica.
Comparada a outras atividades físicas como a corrida e a caminhada, o ciclismo apresenta menor sobrecarga nas articulações, diminuindo principalmente a carga sobre a articulação do joelho e da coluna. E assim como ambas, diminui o estresse do dia a dia, pois a atividade libera endorfina e adrenalina, que aumentam a sensação de bem-estar.
É importante saber dosar essa atividade e aumentar gradativamente a sua intensidade e o volume dos treinos, dando importância aos sinais do organismo, como dores e cansaço excessivo. Para quem quer pedalar de forma mais leve, em algumas semanas de prática, já é possível observar aumento significativo na capacidade aeróbica. Outra dica importante é não esquecer os equipamentos de proteção como luzes, farol (caso pedale à noite), capacete, luvas e roupas apropriadas para a prática do exercício. Não saber andar de bicicleta não é motivo para deixar de pedalar.
A bicicleta ergométrica também é uma opção para os mais inseguros com os terrenos acidentados, adaptando-se a diferentes modalidades de exercícios, como o spinning. Conheça outras vantagens do ciclismo:
Combate o estresse e a depressão: as contrações cardíacas se tornam mais eficazes e diminuem a incidência de ansiedade, angústia e depressão;
Reduz colesterol e triglicérides: a prática constante do ciclismo consome as gorduras e diminui o colesterol total e o LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos;
Diminui as chances de infarto: a atividade diminui a glicemia e controla a diabetes, que é fator de risco ao infarto agudo do miocárdio;
Diminui a pressão arterial: pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos e faz com que eles relaxem mais facilmente, diminuindo a pressão arterial;
Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a se defender de vírus e bactérias.
AnteriorPróximo
