A Circunferência Abdominal
16/05/2014
COMPARTILHE
TAGS
  • circunferência abdominal
  • IMC
  • gordura

Muito se fala sobre o tamanho da circunferência do abdômen. Alguns acreditam que isso não indica nenhuma alteração no organismo, outros se preocupam mais. O fato é que dependendo do tamanho, comparado ao peso e índice de massa corpórea, este dado precisa ser tratado com muita atenção.

A gordura que se acumula na região ultrapassa as questões estéticas e está diretamente ligada a saúde do indivíduo, pois a deposição de tecido adiposo (gordura localizada) no interior da cavidade abdominal, está associada ao aumento da mortalidade geral.

Alerta! A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que a cintura não ultrapasse 102cm nos homens e 88cm nas mulheres. A relação circunferência abdominal - circunferência do quadril não pode ser maior que 1,0 nos homens e 0,85 nas mulheres. A OMS indica que pessoas de peso considerado normal, o tecido adiposo deve corresponder de 20% a 25% do peso corporal para o homem e de 15% a 20 % na mulher. 

Por que devo me preocupar com isso? A gordura acumulada na cintura está associada a doenças crônicas, por isso deve ser acompanhada e controlada com atenção.

 

O Índice de Massa Corpórea

O grau de obesidade é medido pelo IMC - Índice de Massa Corpórea, calculado da seguinte forma: divide-se o peso pela altura elevada ao quadrado (IMC = Peso/altura x altura). Calcule o seu aqui.

Tabela padrão de índice de IMC:

  • abaixo de 18,5 kg/m2, representa desnutrição;
  • entre 18,5 e 24,9, faixa do peso saudável;
  • entre 25 e 29,9, excesso de peso;
  • 30 ou mais, representa obesidade.

 

O risco de morte relacionado às doenças cardiovasculares é maior em mulheres e homens com IMC alto e pessoas obesas (IMC maior que 30), apresentam mortalidade mais elevada do que as de IMC dentro da normalidade (entre 18,5 e 24,9), segundo estudo.

A pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo pesquisador James Cerhan e a Mayo Clinic, analisou a influência da circunferência abdominal na mortalidade da população, em diversas faixas do IMC. Entre 11 estudos avaliados com 650 mil participantes, a cada quatro faixas de IMC (desnutrição, peso regular, excesso de peso e obesidade), dividiram os participantes em seis subgrupos, de acordo com a circunferência abdominal.

Foram comparados todos os índices de mortalidade relacionados a cada subgrupo, com os que apresentaram menor circunferência abdominal. O resultado constatado foi que, a taxa de mortalidade e doenças relacionadas ao coração em homens e mulheres, esteve ligada à medida da circunferência abdominal.

O estudo complementou que existem evidências claras de que relacionar prática de atividade física moderada à dieta equilibrada, pode influenciar significativamente em alterações metabólicas, capazes até de combater doenças como diabetes, hipertensão arterial e derrames.

 

Como medir

A medida abdominal deve ser feita a partir da parte mais estreita da cintura ou do ponto situado na metade da distância, que separa as últimas costelas da parte superior do osso ilíaco. A medida da circunferência do quadril pode ser feita deve ser na altura do maior diâmetro horizontal.

E aí, mediu? A sua cintura não ultrapassou 102cm (Homens) e 88cm (Mulheres)? Parabéns! Mas se você ultrapassou os limites, o ideal é aumentar a frequência de atividades físicas e equilibrar a alimentação, além de fazer uma avaliação médica adequada.