Como Minimizar as Cólicas Menstruais
06/05/2015
COMPARTILHE
TAGS
  • Cólicas menstruais
  • como diminuir as cólicas menstruais
  • dismenorreia
  • dor pré-menstrual
  • cólica

Muitas mulheres sofrem mensalmente com as cólicas menstruais. Também conhecida como dismenorreia, ela pode aparecer em qualquer fase da vida. É comum a dor começar na região pélvica, irradiando para as costas e membros inferiores, um pouco antes ou junto com a menstruação, com intensidade variada. 

A cólica pode ser primária, causada pelo aumento na produção de prostaglandina pelo endométrio, ou secundária, resultado de alguma alteração patológica no aparelho reprodutor. A análise para obter o tratamento adequado deve ser feita por um médico.

Quando mais intensa, a cólica menstrual pode estar associada a outros sintomas, como cansaço, diarreia, desmaios, dor de cabeça e mamas, enjoos, inchaço, náuseas, vertigens e vômitos.

Mulheres com dismenorreia primária podem diminuir esse incômodo com a ajuda de medicamentos, aplicação de calor local (como bolsas de água quente), dieta rica em fibras, se mantendo hidratada e praticando exercícios aeróbicos regularmente. O uso de pílulas anticoncepcionais, o qual um ginecologista saberá orientar qual a ideal para cada uma, também ajudam no problema.

Atenção: não se automedique. Seu médico pode indicar o medicamento adequado para o seu corpo.