Hormônio Melhora a Função Cerebral em Crianças Autistas
13/12/2013
COMPARTILHE
TAGS
  • crianças
  • autismo
  • autistas
  • oxitocina

Uma dose de um hormônio chamado oxitocina, que é produzido naturalmente pelo organismo, melhorou a atividade cerebral de crianças com transtornos do espectro do autismo, durante o processamento de informações sociais. Foi isso que revelou um estudo feito em Yale, nos Estados Unidos. A dose foi administrada por meio de um spray nasal. 

Illanit Gordon, principal autor da pesquisa, afirma que este é o primeiro estudo que avalia o impacto desse hormônio em crianças autistas. 

Ele e sua equipe, realizaram um estudo duplo-cego, controlado por placebo, no qual 17 crianças e adolescentes autistas com idades variáveis entre 8 e 16 anos, receberem aleatoriamente um spray nasal que continha a dose de oxitocina e um que não continha o principio ativo, e foram avaliadas em uma tarefa que envolvia julgamentos sociais. 

Os indivíduos com autismo que receberam a dose do hormônio tiveram as regiões do cérebro responsáveis pelos déficits sociais temporariamente normalizadas. Os centros do cérebro associados a recompensa e reconhecimento da emoção responderam mais durante os exercícios propostos nas crianças que receberam oxitocina em vez do placebo, de acordo com Gordon. 

Apesar do estudo ter tido poucos participantes analisados, os responsáveis avaliam que os resultados são importantes, considerando a necessidade de tratamentos do gênero.