EMS apoia exposição que debate racismo no futebol
04/08/2021
COMPARTILHE
TAGS
  • EMS
  • Museu do Futebol
  • Tempo de Reação
  • 100 anos do goleiro Barbosa

São Paulo, 04 de agosto de 2021 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no país, é apoiadora do Museu do Futebol e da exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa comemora os 150 anos da posição de goleiro e celebra os 100 anos que Moacyr Barbosa completaria em 2021. A mostra, que segue em cartaz até 21 de novembro, também presta homenagem a diversos goleiros que fazem parte da história do futebol brasileiro e dá destaque a Barbosa (1921 – 2000), que tem sua trajetória recontada sob outra perspectiva.

O arqueiro teve grande sucesso nos times em que atuou, porém, sua carreira foi marcada pela derrota do Brasil para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950, no Maracanã, quando ele era goleiro da seleção. O caso ficou conhecido como Maracanazo, se transformou em um trauma coletivo e acompanhou Barbosa até o fim de sua vida.

Ao trazer este personagem e o Maracanazo para o centro do debate, a exposição propõe uma reflexão sobre as consequências deste acontecimento para a história do futebol e do próprio Barbosa sob o ponto de vista do racismo. Além do brasileiro, outros jogadores negros da seleção de 1950 foram culpabilizados após a derrota e muitos torcedores passaram a dizer que pessoas negras não serviam para ser serem goleiros.

“Como patrocinadores do Museu do Futebol, consideramos de grande relevância o debate sobre racismo motivado pela exposição. Um tema sempre atual e ainda arraigado à sociedade, que precisa ser abordado, questionado, combatido”, diz Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.

A curadoria da exposição foi um processo participativo que contou com mais de 50 pessoas, entre especialistas e representantes de diferentes setores do Museu do Futebol, além das lembranças e acervo pessoal da filha adotiva de Barbosa, Tereza Borba. A pesquisa, que durou seis meses, inclui entrevistas com jornalistas, goleiros e biógrafos, conteúdo do Centro de Memória do Vasco, fotos de Barbosa e áudios de entrevistas que ele concedeu ao longo da carreira.

O resultado é uma apresentação de histórias e curiosidades sobre a posição de goleiro, com depoimentos em vídeo de jogadores famosos como Zetti e Thaís Picarte. Entre os objetos expostos estão fotografias de Barbosa, luvas de Aranha e das goleiras Thaís e Monique, camisas de goleiro clássicas e um pedaço das traves utilizadas no Maracanã na Copa do Mundo de 1950, feitas de madeira e com quinas quadradas.

As experiências interativas também estão presentes, como a instalação Visão a Contracampo, em que o visitante se posiciona sob uma trave do tamanho oficial como se fosse o goleiro e vê, em uma tela de 10 metros de largura, os jogadores do time adversário cobrando pênalti e pressionando a defesa. Na Rádio Grande Área, o visitante escolhe uma das defesas memoráveis de Jefferson, Dida ou Bárbara, das seleções brasileiras, e grava uma narração em áudio, como se fosse um locutor de rádio. O material é enviado por e-mail para o visitante. 

Serviço
O funcionamento do Museu do Futebol pode ser alterado em função das medidas de prevenção ao coronavírus estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Consulte o site para informações atualizadas: www.museudofutebol.org.br

Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
De terça a domingo, das 11h às 18h (entrada até 17h)
Na primeira terça-feira de cada mês: 9h a 21h (entrada até 19h30)
Ingressos: www.museudofutebol.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia
Acesso exclusivamente mediante compra antecipada com horário marcado. 
Crianças até 7 anos não pagam. 
Entrada gratuita para todos às terças-feiras (é obrigatória a emissão antecipada de ingresso pelo site).

Sobre a EMS 
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 15 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 57 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida. 
www.ems.com.br.

Mais informações para a mídia:

GBR Comunicação

Fernando Damasceno – 11-99175-8187 | fernando.damasceno@gbr.com.br
Carlos de Paula – 16-99204-3092 | carlos.paula@gbr.com.br
Paula Marinho – 11-99514-0206 | paula.marinho@gbr.com.br