A EMS, laboratório farmacêutico líder no Brasil, começou a produzir, desde a última segunda-feira (21), o genérico e o similar de marca do Viagra. Ao todo, foram três anos de pesquisa e investimentos na ordem de R$ 20 milhões. A expectativa da empresa é conquistar 50% desse mercado até a metade de 2011. De acordo com o vice-presidente de Mercado da EMS, Waldir Eschberger Júnior, as duas versões já estão disponíveis nas principais redes e farmácias do Brasil. A EMS foi o primeiro laboratório no País a receber da Anvisa o registro de produção para o genérico do medicamento para disfunção erétil.
O genérico Citrato de Sildenafila é produzido em um tom diferente da cor azul da versão do medicamento referência. O produto pode ser encontrado em embalagens com um, dois, quatro, oito e doze comprimidos, em concentrações de 25mg, 50mg e 100mg. A embalagem mantém a identidade visual da Divisão EMS Genéricos, caracterizada pela cor azul.
Já a versão similar, batizada de SUVVIA (palavra italiana que significa “avante” ou “ir adiante”), é produzida na cor branca. “Nossa escolha pela cor branca é para que Suvvia seja reconhecido como um medicamento, já que esse é um produto de prescrição”, explica Eschberger. Esta é a primeira sildenafila de prescrição com bioequivalência no mercado brasileiro. Quanto às apresentações, o SUVVIA conta com as concentrações de 25mg, 50mg e 100mg, em cartelas de um, dois, quatro e oito comprimidos. As embalagens são em papel metalizado, com todos os mecanismos de defesa contra falsificação.
Preço do Produto
O laboratório informa que o genérico custa 35% menos do que o medicamento de referência, mesmo com a redução do preço desse último, anunciada no início do mês. O SUVVIA chega às farmácias de todo o Brasil também em preço compatível com o do genérico, seguindo a política de acessibilidade idealizada pela EMS Sigma Pharma – divisão de medicamentos de prescrição da EMS. “O mais importante no momento é que, a partir de agora, com os preços mais baixos, quem ganha é o consumidor”, afirma Eschberger. “A preocupação da EMS, na condição de maior laboratório nacional, é garantir o acesso da população aos medicamentos, para promover mais saúde, bem-estar e qualidade de vida”, completa o executivo. A EMS afirma que o anúncio da redução de preço do medicamento referência não interfere em nada em sua estratégia de lançamento do genérico. O Viagra é um dos medicamentos mais vendidos no País e movimentou cerca de R$ 170 milhões no ano passado. Em âmbito global, esta quantia chegou a US$ 1,9 bilhão.
A empresa está totalmente preparada para atender a demanda que surgirá em função do Citrato de Sildenafila e do SUVVIA. A EMS vem investindo em crescimento e em Pesquisa e Desenvolvimento constantemente nos últimos anos, tanto que ampliou seu parque fabril de Hortolândia em 2007, o que propiciou o crescimento da capacidade produtiva para 360 milhões de unidades/ano, podendo ainda chegar a 600 milhões de unidades/ano. Para setembro, a empresa irá ampliar a sua produção em 10 milhões de unidades/mês.
FORÇA DE VENDAS
Tanto a Divisão de Genéricos como a EMS Sigma Pharma treinaram suas equipes de vendas para atuar com o novo produto no mercado. Cerca de 250 profissionais estão trabalhando junto aos pontos de venda para a comercialização do Citrato de Sildenafila. Já o SUVVIA tem a dedicação de toda a força de vendas voltada para os médicos, em um total de 1.500 pessoas, a maior equipe de propagandistas de um laboratório farmacêutico no País.
A EMS é a líder no segmento farmacêutico brasileiro, tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento. Com mais de 45 anos de história, é a maior empresa multinacional brasileira do setor. Com atuação nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, a EMS produz medicamentos para praticamente todas as áreas da Medicina, como clínica-geral, cardiologia, ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, reumatologia, psiquiatria, gastroenterologia, pneumologia, endocrinologia, dermatologia, geriatria, neurologia e urologia. Possui duas plantas produtivas: em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores da América Latina. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para aproximadamente 30 países. São mais de 1,7 mil apresentações de produtos fabricados sob rigorosos padrões de qualidade, eficiência e segurança.
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