1º de novembro de 2023 – O Brasil projeta ter 71.730 novos casos de câncer de próstata no triênio 2023-2025, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos mais frequentes da doença. Nos homens, é o mais incidente em todas as regiões do país. Com o objetivo de somar esforços para alertar sobre a doença, a EMS – maior laboratório farmacêutico no Brasil – adere ao Novembro Azul, iluminando com a cor do movimento os 4 mil metros quadrados de sua fachada em Hortolândia (SP) e lançando o manifesto “A Prevenção tá On”.
Durante todo o mês de novembro, a empresa preparou uma comunicação visual e conteúdos informativos nas mídias sociais e em folheto eletrônico para munir seu público – interno e externo – com informações sobre a doença e, principalmente, com iniciativas que podem ajudar a conscientizar sobre o câncer de próstata. Uma das ações de destaque da empresa será realizada em um dos cartões-postais da cidade de Campinas (SP): a Caravela “Anunciação”, que é uma réplica da embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua comitiva ao Brasil, será iluminada de azul pela EMS e chamará a atenção para a prevenção da doença.
A campanha já é tradição da empresa desde 2014. “O Novembro Azul é um movimento mundial que faz parte do nosso calendário oficial. Aproveitamos esse mês para fazer alertas importantes sobre saúde masculina. Temos um compromisso pautado pela promoção do bem-estar, seja por meio da produção e disponibilização de medicamentos, ou de educação, conscientização e informação que tenham como objetivo levar sempre uma melhor qualidade de vida às pessoas”, pontua Marcus Sanchez, vice-presidente Institucional da EMS.
De acordo com o Ministério da Saúde, os fatores de risco do câncer de próstata estão principalmente relacionados com idade mais avançada e hereditariedade, histórico familiar, alterações genéticas, hábitos de vida, alimentação, sedentarismo e tabagismo. Segundo o Inca, manter uma alimentação saudável, o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são hábitos saudáveis que ajudam a prevenir a ocorrência desse tipo de tumor.
Números do câncer de próstata
O número estimado de casos novos de câncer de próstata no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 71.730, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens, de acordo com levantamento do Inca. O Instituto alerta que no Brasil ocorreram 15.841 óbitos por câncer de próstata em 2020, equivalentes ao risco de 15,30 mortes a cada 100 mil homens.
Mundialmente, a doença é a mais frequente entre o total de casos de câncer, com 7,3%. O ano de 2020 teve 1,4 milhão de casos novos, que equivalem a 15,2% de todos os tipos de câncer entre homens.
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.