A jornalista Glória Maria, primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proibiu a discriminação racial no Brasil, será a grande homenageada da edição de 2023 do Troféu Raça Negra, considerado o “Oscar” da Comunidade Negra. O evento ocorrerá na noite de 20 de novembro, na Sala São Paulo. A jornalista, que morreu em fevereiro deste ano, aos 73 anos, também foi escolhida como patrona da 11ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – Flinksampa 2023, evento que ocorrerá em 18 e 19 de novembro no Campus da Universidade Zumbi dos Palmares. As duas iniciativas contam com patrocínio da EMS, maior laboratório farmacêutico do Brasil.
Comemorado no Dia da Consciência Negra, o Troféu Raça Negra é destinado a personalidades negras e não-negras que militam em prol da igualdade racial por meio de ações afirmativas ou cuja biografia é exemplo de sucesso dentro dessa perspectiva. O prêmio, entregue pela Universidade Zumbi dos Palmares e Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural, é dirigido pelo ator e diretor Eduardo Acaiabe, com direção musical do renomado produtor Kastrup – premiado com o Latin Grammy Award/Best MPB pelo álbum com Elza Soares em 2016. A cerimônia de entrega da 21ª edição do Troféu Raça Negra contará com a presença de autoridades, artistas, ativistas, escritores e empresários engajados na causa da igualdade.
O FlinkSampa está em sua 11ª edição e será realizada como parte da Virada da Consciência. Organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares, tem como objetivo valorizar a literatura, descobrir talentos, dar oportunidade aos escritores negros, aos que tratam das questões raciais e aos jovens talentos, por meio de lançamentos e venda de livros. Além das editoras exporem os livros durante a Festa, afroempreendedores farão a exposição e venda de produtos. O evento contará ainda com atividades culturais, como palestras e debates para professores e estudantes.
“A EMS apoia o Troféu Raça Negra e a FlinkSampa desde 2016. Temos orgulho de incentivar iniciativas como essas que prestam homenagem a grandes personalidades negras e não-negras e que valorizam a literatura. São iniciativas que contribuem para a luta contra o racismo e que celebram a diversidade. A EMS entende a importância deste debate e valoriza ações em prol da inclusão e do respeito à diversidade e diferenças”, ressalta Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.
Gloria Maria foi a primeira repórter negra da TV brasileira; a primeira repórter negra a aparecer ao vivo em transmissão; a primeira mulher a entrar ao vivo na TV em cores pelo Jornal Nacional e a primeira negra a apresentar o “Fantástico”, entre outras conquistas.
Troféu Raça Negra
Neste ano, o orador da abertura de entrega do Troféu será o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luis Barroso, que também receberá a estatueta. A apresentação do prêmio será feita por Mirella Archangelo, apelidada de “mini Glória Maria”, e Joyce Ribeiro, jornalista e apresentadora do Jornal da Cultura, exibido pela TV Cultura.
A cerimônia contará com as presenças dos artistas: Deo Garcez, Elisa Lucinda, Sheron Menezzes, Samuel de Assis, Drayson Menezzes, Tony Gordon e Marisol, entre outros grandes nomes, incluindo diversos jornalistas. Já foram laureados com o troféu Martinho da Vila, Nelson Mandela, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr, Jair Rodrigues, Milton Nascimento, Michael Jackson, Wilson Simonal, Cartola, Tony Tornado e Mano Brown.
FlinkSampa
Gloria: A jornalista que encarou a TV brasileira é o tema do primeiro painel da FlinkSampa, no dia 18 de novembro, das 14h30 às 16h. O painel vai para analisar o papel desempenhado e a presença da mulher negra na TV brasileira e o impacto causado no telespectador não habituado a uma pessoa como ela no cenário nacional. Para debater o tema, estarão presentes o escritor e humorista Helio de la Peña e as jornalistas Alinne Prado (Rede TV), Indianara Campos (Rede Globo). A mediadora será Flavia Lima (Folha de S. Paulo).
Em seguida, das 16h30 às 18h30, os jornalistas Karla Lucena, Paola Deodoro (Record TV) e Francisca Rodrigues debaterão O jornalismo sem fronteiras no mundo, e farão a análise da importância das reportagens de Gloria Maria em mais de 100 países e sua coragem de abordar qualquer assunto.
No dia 19 de novembro, a FlinkSampa prossegue das 14 às 16h com o tema Herdeiras/os de Gloria Maria: trajetórias e percursos, para mostrar como a presença da jornalista negra em uma das maiores emissoras de TV do País influenciou gerações e impactou o sonho de mulheres e homens que vivem da comunicação. Participam dessa conversa o apresentador Zeca Camargo, as jornalistas Louise Maiana, Tatila Amaral (As Herdeiras) e Jennifer Dutra (As Herdeiras).
O outro debate ocorre entre as 16h30 e as 18h30. O tema será Gloria: uma profissional ao vivo e em cores, que vai analisar sua presença constante no jornalismo apesar do racismo e das questões sociais, tendo enfrentado inúmeras barreiras e preconceitos. Participam desse painel as jornalistas Leticia Vidica, Dulcinéia Novaes (TV Globo), Emilia Bizzotto (TV Cultura) e, como mediador, Tom Farias.
A FlinkSampa contará ainda com duas mesas virtuais, que poderão ser acessadas clicando aqui. Os interessados em participar do evento presencial devem comparecer nos horários definidos no Campus da Universidade, que fica na Av. Santos Dumont, 843.
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.