Parceiros:

EMS é farmacêutica vencedora da 52ª edição do Prêmio Melhores e Maiores da Exame

Empresa é eleita, pelo segundo ano consecutivo, campeã na categoria “Farmacêutico e Beleza”, em reconhecimento à estratégia de inovação, impacto social e desempenho financeiro


São Paulo, setembro de 2025 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, foi eleita a campeã da categoria “Farmacêutico e Beleza” da 52ª edição do anuário Melhores e Maiores, da revista Exame, um dos mais tradicionais e respeitados rankings empresariais do país. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa se destaca na liderança. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (25), no Hotel Unique, em São Paulo.

O vice-presidente da EMS, Marcus Sanchez, representou a companhia na solenidade e recebeu o troféu em nome da empresa. “Temos um orgulho enorme de estar ao lado de tantos empreendedores, construindo uma trajetória sólida, entregando inovação, agregando valor ao país e provando que os empresários brasileiros jogam de igual para igual em qualquer lugar do mundo. Esse prêmio simboliza o compromisso da EMS em cuidar das pessoas e promover saúde e qualidade de vida com inovação e excelência. Repetir o feito de 2024 reforça que estamos no caminho certo: investir em pesquisa, tecnologia e produção nacional para ampliar o acesso e impactar positivamente a vida dos brasileiros”, afirmou Sanchez.

A publicação destacou a liderança da EMS em um setor cada vez mais competitivo e estratégico, que combina desempenho contábil-financeiro, crescimento sustentável e responsabilidade social, de governança e ambiental (ESG). A metodologia e a avaliação das empresas foram conduzidas em parceria com o Ibmec.

Inovação como estratégia central

A inovação é um dos pilares que sustentam a trajetória da EMS. A companhia mantém investimentos contínuos em pesquisa, desenvolvimento e novas tecnologias, com destaque para o Centro de P&D em Hortolândia (SP), que vem sendo ampliado e modernizado, e para a fábrica de peptídeos, inaugurada em 2024, considerada pioneira no país.

A EMS também se consolidou como a primeira empresa brasileira a desenvolver e fabricar canetas de análogos de GLP-1, indicadas para obesidade (Olire®) e diabetes tipo 2 (Lirux®), sendo a única nacional com registro ativo na Anvisa para fabricar medicamentos à base de liraglutida. A produção local fortalece a soberania do setor, amplia a competitividade e contribui para tornar os tratamentos mais acessíveis, reduzindo a dependência de importações.

“Quando levamos inovação ao mercado, geramos impacto não apenas para a empresa, mas para todo o sistema de saúde brasileiro. Esse reconhecimento da Exame mostra que nosso propósito está sendo cumprido: ser uma farmacêutica brasileira capaz de competir globalmente e, ao mesmo tempo, cuidar das pessoas do nosso país”, acrescentou Sanchez.

Histórico de reconhecimento

Além da conquista em 2025, a EMS também foi campeã da categoria “Farmacêutico e Beleza” em 2024, 2012 e 2010. O anuário Melhores e Maiores se consolidou como uma das grandes radiografias do mundo corporativo nacional, avaliando anualmente empresas de capital aberto ou com dados públicos, a partir de três critérios principais: resultados contábeis-financeiros (35%), crescimento (35%) e indicadores ESG (30%).

Sobre a EMS

A EMS é o maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 19 anos consecutivos, e pertencente ao Grupo NC. Com mais de 60 anos de história e 7,3 mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e non-retail, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da medicina. A empresa possui unidades produtivas em Hortolândia (SP), onde está o seu tecnológico Centro de P&D e a moderna fábrica de embalagem de medicamentos sólidos; em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF), e em Manaus (AM), atuando com a Novamed, uma das maiores fábricas mundiais de medicamentos sólidos. Também está na Sérvia, com a farmacêutica Galenika, e na Itália, com o laboratório de pesquisas Monteresearch. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia, por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA); e com a Brace Pharma, também em Atlanta, mantendo parcerias para buscar o que há de melhor e mais inovador em áreas terapêuticas como oncologia, virologia e imunologia. Trilhando um caminho sólido de inovação e internacionalização de seus produtos e de consolidação como potência global, a EMS inaugurou em 2024 a primeira fábrica do Brasil de peptídeos, capaz de produzir para o país e para o mundo análogos de GLP-1 como liraglutida e semaglutida, voltadas ao tratamento da obesidade e diabetes tipo 2. Com negócios em 56 países, a EMS tem um dos maiores números de estudos clínicos do país e aproximadamente 100 patentes concedidas ou em análise no Brasil e no mundo. Ainda, mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como mais uma forma concreta de promover saúde e qualidade de vida.

 INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

NOVA PR

imprensa.ems@novapr.com.br

Amanda Carvalho | 61 99603-7978 | amanda.carvalho@novapr.com.br

Veja mais

Descartar Medicamentos em Lixo é Erro Comum

Mulheres São Mais Vulneráveis às Consequências do Tabagismo

Obesidade é Epidemia no Brasil