Novembro de 2023 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, vai patrocinar a décima edição do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul e único da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) no Brasil. O evento ocorrerá de 17 a 25 de fevereiro do ano que vem, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, e reunirá grandes nomes do tênis, como Carlos Alcaraz e Stan Wawrinka, já confirmados. O Rio Open, que também se destaca pela diversão, gastronomia e pegada sustentável, deve mobilizar um público em torno de 60 mil pessoas.
“Acreditamos que o esporte é uma excelente ferramenta de inclusão e transformação social. Incentivá-lo faz parte de nossas iniciativas no campo da responsabilidade social e representa a maneira como buscamos também promover saúde e ampliar a nossa missão de cuidar das pessoas, marcando presença dentro das quadras e valorizando a prática esportiva. Estamos felizes em associar nossa marca, mais uma vez, a um torneio que traz um impacto social e se preocupa com o meio ambiente, e ansiosos para assistir a grandes jogadas de atletas de alto nível”, ressalta Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.
O Rio Open é um dos 13 campeonatos de nível ATP 500, uma das categorias mais importantes do tênis. É um dos três eventos desse porte disputados no saibro, junto com Hamburgo e Barcelona. Mantendo a tradição, jogadores da elite do tênis mundial fazem parte da chave principal. O evento apresenta em sua galeria de campeões nomes como Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Cristian Garin, Cameron Norrie e Carlos Alcaraz. O torneio já revelou jovens talentos como Casper Ruud, Felix Auger Aliassime e o próprio Alcaraz. Entre os tenistas que já estiveram no top 10 do ranking da ATP, o Rio Open também viu em ação Kei Nishikori, Jo-Wilfried Tsonga, John Isner, Marin Cilic, Gael Monfis e Fabio Fognini.
Histórico de apoio ao tênis e outras práticas esportivas
Esta é a quarta edição do Rio Open que conta com a EMS (o patrocínio ocorreu também em 2023, 2022 e 2020). Em 2021, a empresa apoiou campeonatos de tênis internacionais que passaram por seis cidades brasileiras. A farmacêutica, que se destaca pelo apoio esportivo e cultural, ainda patrocina, desde 2017, o projeto “Tênis para Todos”, que oferece aulas semanais gratuitas da modalidade para alunos regulares da rede pública de ensino da cidade de Hortolândia, interior paulista, cidade que está localizada em uma de suas plantas fabris. Em 2020, a EMS construiu e doou para Hortolândia a primeira quadra com medidas oficiais de tênis, para ser utilizada pelo projeto e também pela população.
Além do apoio a equipes profissionais dentro do tênis, do vôlei, do futebol, do automobilismo e do basquete, a empresa patrocina iniciativas voltadas à prática do esporte amador, incluindo caminhadas, etapas tradicionais de corrida de rua e outras ações direcionadas à promoção da qualidade de vida.
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.