A EMS, maior laboratório farmacêutico brasileiro, promove, no próximo dia 16/8, o Programa de Atualização Médica sobre a Insônia. O evento, da divisão de prescrição EMS Sigma Pharma, reunirá no auditório da empresa, em Hortolândia (SP), médicos de todo o País que tratam a insônia para um ciclo de palestras e debates de atualização sobre a doença.
As palestras e mediação dos debates contarão com a participação da Dra. Andréa Bacelar (Neurologista – vice-presidente da Associação Brasileira do Sono), Dra. Dalva Poyares (Neurologista - Departamento de Psicobiologia da UNIFESP), Dr. Geraldo Rizzo (Neurologista - Especialista em sono), Dra. Gisele Minhoto (Psiquiatra – Professora de Medicina PUC – PR - Especialista em sono) e Dra. Rosa Hasan (Neurologista - Especialista em sono do Instituto de Psiquiatria – Ipq, HCFMUSP e Faculdade do ABC). Os médicos abordarão temas como fisiopatologia, diagnóstico, subtipos e comorbidades, consequências e tratamento farmacológico e não-farmacológico e insônia em psiquiatria. Haverá também a abordagem de um estudo do princípio ativo zolpidem em sua apresentação sublingual – o que há de mais moderno disponível no mercado nacional hoje para o tratamento de insônia.
O debate é de grande relevância para a sociedade e a comunidade médica, já que a insônia é um dos tipos mais comuns de distúrbios do sono, caracterizada pela dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo. Mais de 76 milhões de brasileiros sofrem de insônia – 40% da população do País (Estudo Episono, 2008). Esse índice pode chegar a 50% nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. E quatro em cada 10 pessoas nessas cidades admitem dormir menos do que precisam. A incidência é de duas a três mulheres para cada homem com insônia.
O tipo mais comum de insônia, chamado de insônia de ajuste ou situacional, manifesta-se em até 95% das pessoas (Gallup) em algum momento da vida. A insônia é responsável por desencadear uma série de problemas que impactam diretamente na qualidade de vida, como mudanças de humor, fadiga, queda no desempenho profissional, diminuição do desejo sexual e até depressão.
Agenda de palestras:
Fisiopatologia - Dra. Andréa Bacelar (Neurologista - vice-presidente da Associação Brasileira do Sono)
Diagnóstico, Subtipos e Comorbidades - Dr. Geraldo Rizzo (Neurologista - Especialista em sono)
Consequências e Tratamento – Farmacológico e não-farmacológico - Dra. Dalva Poyares (Neurologista - Departamento de Psicobiologia da UNIFESP)
Insônia em Psiquiatria - Dra. Gisele Minhoto (Psiquiatra – Professora de Medicina PUC – PR - Especialista em sono)
Estudo do zolpidem sublingual - Dra. Rosa Hasan (Neurologista - Especialista em sono do Instituto de Psiquiatria - IPq - HCFMUSP e Faculdade do ABC)
Sobre a EMS
A EMS é o maior laboratório farmacêutico brasileiro, líder de mercado tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento. Com quase 50 anos de história, o laboratório tem atuação nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, produzindo medicamentos para praticamente todas as áreas da Medicina. Possui duas plantas produtivas: em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores e mais modernos da América Latina. A empresa está em franca expansão, com a construção de uma fábrica de comprimidos e cápsulas em Manaus (AM) e de uma nova unidade de embalagens de medicamentos sólidos em sua sede de Hortolândia. Além disso, uma unidade fabril em Brasília (DF) e outra em Jaguariúna (SP) também estão nos projetos de ampliação. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para mais de 40 países. São mais de 2 mil apresentações de produtos fabricados sob rigorosos padrões de qualidade, eficácia e segurança. A EMS, como uma das farmacêuticas nacionais acionistas da recém-criada joint venture BioNovis, está investindo fortemente em 2012 e nos próximos anos no segmento de medicamentos biotecnológicos, considerados o futuro da indústria farmacêutica. Foi a primeira indústria brasileira a submeter à avaliação da Anvisa medicamentos biológicos biossimilares de alta complexidade.
Mais informações para a imprensa:
Barcelona Soluções Corporativas:
Carolina Miranda – carolina@barcelonasolucoes.com.br (11) 3019-3094
Tatiana Carboni – tatiana@barcelonasolucoes.com.br (11) 3019-3096
Bruno Viécili – bruno@barcelonasolucoes.com.br (11) 3019-3091