Muitas pessoas sofrem de náuseas, tontura e até vômitos quando viajam de carro, barco ou avião. Essas complicações são normais e causadas por solavancos, acelerações, desacelerações e movimentações rítmicas ou bruscas que acontecem durante a viagem.
Cinetose é conhecida como "mal do movimento", que seria tais reações. Acontece porque o labirinto, que é uma extensão do nosso sistema auditivo, tem três canais em formato de semicírculo, que é todo preenchido com um líquido viscoso denominado endolinfa. O interior desses canais é revestido por células com diversos cílios ligados a terminações nervosas, que estão em contato com nosso sistema nervoso central.
Com o balançar das viagens, nossa cabeça se move e provoca o deslocamento desse líquido, desviando os cílios e gerando impulsos elétricos que chegam até o sistema nervoso central. A resposta do sistema nervoso são as sensações de náusea, enjoo e vômito.
Algumas atitudes podem minimizar essas sensações, como:
Ao enjoar esporadicamente e acabar vomitando, lembre-se de se hidratar e repor os sais minerais. Chá de gengibre também pode te ajudar com os sintomas.
Porém, se você frequentemente enjoa em viagens, converse com seu médico. Existem medicamentos que podem te ajudar a diminuir esse mal-estar. Mas atenção: alguns deles não podem ser ingeridos caso você vá conduzir o veículo, pois podem causar sonolência e reduzir seus reflexos.