Estresse e o Cuidado com o Coração
28/04/2014
COMPARTILHE
TAGS
  • estresse
  • coração
  • tensão
  • mulheres
  • rotina feminina

Mulheres apresentam de 30 a 40% a mais de chances de desenvolverem doenças cardiovasculares do que os homens, segundo estudo publicado no Therapeutic Advances in Cardiovascular in Disease. Este cenário se dá devido ao atual estilo de vida, com a rotina de compromissos, estresse e em alguns casos o tabagismo e sedentarismo. Um outro fator é o tamanho das artérias, que por ser menor que a dos homens, favorece a obstrução dos vasos.

 

Sintomas

Alguns sintomas podem ser indicativos de que algo está errado com a sua saúde. Tensão crônica, tremores, respiração curta, preocupação excessiva, ondas de calor ou medo de morrer, podem indicar um quadro de ansiedade relacionado ao estresse. O especialista em gestão do estresse, Armando Ribeiro, afirma que a alta tensão pode deixar o paciente vulnerável a doenças como hipertensão além de obesidade.

 

Cuide do coração

O Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo, complementa que o estresse feminino pode ser provocado por diversos problemas relacionados à vida moderna como responsabilidades do lar e a família, além do trabalho. Segundo informações divulgadas pelo hospital, durante o pico destas atividades, a produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina aumentam, deixando a pressão arterial suscetível a alterações.

Ribeiro informa ainda que 90% das mulheres optam por terapia como forma de tratamento e se queixam sobre carreira, família e relacionamento. A rotina tomada por compromissos deixa pouco tempo disponível para ficar com os filhos, o casamento também acaba ficando em segundo plano, uma vez que o trabalho toma a maior parte do tempo da mulher, o que aumenta as chances do aparecimento de quadros de ansiedade, pânico e até depressão.

 

Mude seus hábitos para ter mais saúde

O ideal é identificar os sinais do corpo, por isso é fundamental a avaliação constante com check-up preventivo e acompanhamento médico adequado. Atividades que proporcionem prazer como ler um livro, ficar com os filhos e família, ouvir música e fazer exercícios físicos regulares, compõe um modelo ideal para manter a saúde sempre em dia.