Check-up e Exames Preventivos do Coração
23/04/2014
COMPARTILHE
TAGS
  • idosos
  • check up
  • coração
  • adultos
  • coração

Realizar um check-up regular pode prevenir doenças e até diagnosticar precocemente alguma enfermidade. Por isso, o hábito de fazer exames preventivos é fundamental para manter a saúde, a qualidade de vida e principalmente o bom funcionamento do órgão vital mais importante do corpo humano: o coração. 

Segundo dados do Instituto do Coração (INCOR), as doenças cardiovasculares são responsáveis pela morte de um em cada três adultos. O doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Carlos Alberto Pastore, afirma que a avaliação cardiológica deve ser iniciada a partir dos 30, 35 anos, para aquelas pessoas que não desempenham atividade esportiva intensa. Para aqueles que possuem uma vida ativa, o ideal é iniciar aos 35, 40 anos.

A avaliação cardíaca é indicada principalmente para indivíduos em que há casos de infartos e derrames cerebrais na família, especialmente quando ocorreram com parentes mais jovens. A ausência de um diagnóstico precoce pode dificultar o tratamento adequado. Carlos destaca ainda que os exames são importantes para qualquer pessoa, seja ela praticante de atividades físicas regulares, moderadas, intensas ou até para os indivíduos sedentários.

 

Grupos de risco

Diabetes, obesidade e hipertensão arterial são doenças que agridem e inflamam o tecido que reveste os vasos sanguíneos (endotélio), os tornando suscetíveis ao acúmulo de colesterol nas artérias. 

O especialista alerta que, para indivíduos hipertensos, diabéticos e obesos, a avaliação deve ser feita pelo menos uma vez a cada semestre, desta forma a pressão arterial pode ser controlada, diminuindo a agressão ao endotélio. 

 

Exames indicados

A consulta clínica e a realização do eletrocardiograma é um procedimento básico. Os resultados registram o desempenho cardíaco e com base nestes dados, o médico avalia se o indivíduo tem condições de praticar atividade física em determinados ritmos.

O teste ergométrico, realizado na esteira, pode verificar as reservas cardíacas e avalia a musculatura do coração. Outro exame importante é a ergometria, um ultrassom do coração para verificar: medidas, tamanho e a presença ou não de hipertrofias. Exames de sangue de rotina são indicados para complementar o check-up.

 

Quando realizar?

A frequência ideal para a realização dos exames é uma vez por ano. O indicado é consultar um médico especialista e realizar o check-up de acordo com o histórico de saúde do paciente. Pois principalmente na área da cardiologia, os avanços ocorrem muito rápido, desta forma é necessário que a prevenção seja feita precocemente.