Descubra qual Exercício Físico é Ideal para Manter a Saúde
04/09/2012
COMPARTILHE
TAGS
  • exercícios
  • atividades físicas
  • esporte

Quem quer começar a praticar exercícios físicos com regularidade pode se deparar com uma dúvida: qual é o melhor tipo de exercício, o aeróbico ou o anaeróbico? Com características bem opostas, esses exercícios se complementam nos treinos e, quando misturados de forma balanceada, trazem mais equilíbrio para a vida. A diferença básica está no uso do oxigênio.

Enquanto nos exercícios aeróbicos o oxigênio é a fonte que gera a energia para os músculos, nos anaeróbicos o número demúsculos trabalhados é limitado e não dependem necessariamente do oxigênio. Por isso, os exercícios aeróbios são de longa duração e, geralmente, de baixa ou média intensidade. Já os exercícios anaeróbios são de curta duração e alta intensidade.

Uma caminhada ou uma corrida em ritmo moderado é uma opção de exercício aeróbico. Essa modalidade estimula os sistemas cardiorrespiratório e vascular a funcionar com maior capacidade, a fim de suprir o músculo com energia a partir do consumo de oxigênio. Esses exercícios melhoram o condicionamento físico como um todo, aumentando a resistência à fadiga e fortalecendo o sistema imunológico. Também são eles que ajudam a queimar as gorduras em excesso do corpo. Podemos citar ainda como exercícios aeróbicos, a corrida, natação, pedalada etc.

Por outro lado, os exercícios anaeróbicos envolvem um grande e intenso esforço para um conjunto determinado de músculos. Assim, levantamentos de peso e musculação são bons exemplos dessa modalidade. Como a fadiga muscular surge mais rápido nesses tipos de exercícios, eles são sempre realizados em série, com pausas entre elas. O esforço aumenta a força e o ganho de massa, além de queimar calorias do corpo e melhorar a resistência dos tendões e ligamentos. São exemplos de exercícios anaeróbios as flexões, as abdominais e os esportes de luta, como o jiu-jitsu. Uma vida equilibrada exige treinos balanceados, portanto, o ideal é montar uma combinação de exercícios das duas modalidades. E lembre-se sempre de consultar um profissional antes de começar qualquer atividade. Fazer exercícios de forma errada só traz prejuízos à saúde.