1º de novembro de 2022 - A EMS – maior laboratório farmacêutico no Brasil – adere à campanha Novembro Azul e promove uma série de iniciativas de conscientização e educação sobre a doença para colaboradores e público externo. O câncer de próstata é a segunda neoplasia que mais predomina em homens e, só no Brasil, chega a matar mais de 15 mil brasileiros do sexo masculino todos os anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Neste período, a empresa preparou uma comunicação visual e conteúdos informativos para munir seu público – interno e externo – com informações sobre a doença e sobre prevenção, até mesmo alertando para a importância do diagnóstico precoce. Foram produzidos, por exemplo, banners físicos, banner eletrônico no site da empresa (www.ems.com.br), comunicados internos, wallpaper e folheto digital, além de posts nas redes sociais e selo especial da campanha assinando todos esses materiais. A principal mensagem das peças de comunicação é: “Novembro Azul – A vida fica tranquila quando a saúde está em dia”.
Para Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS, a empresa trata a questão com seriedade e reconhece a relevância desse tipo de campanha realizada pela EMS. “O Novembro Azul é um movimento que já faz parte do nosso calendário oficial e é bastante esperado pelos nossos colaboradores. Temos um compromisso pautado pela promoção do bem-estar e do acesso à saúde, seja por meio da produção e disponibilização de medicamentos ou de educação, conscientização e informação que tenham como objetivo levar sempre mais qualidade de vida aos brasileiros”, pontua a executiva.
Segundo o Ministério da Saúde, os fatores de risco do câncer de próstata estão relacionados com idade mais avançada e hereditariedade, histórico familiar, alterações genéticas, hábitos de vida, alimentação, sedentarismo e tabagismo.
Números do câncer de próstata
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tipo de tumor correspondeu a 13,5% de todos os cânceres no mundo em 2020. Neste ano, em específico, ocorreram 1,4 milhão de casos no mundo, representando a quinta maior causa de mortes masculinas no planeta e provocando quase 375 mil óbitos no período. No Brasil, a doença corresponde a 29,2% dos tumores malignos em homens. Estima-se que, ao término de 2022, ocorrerão 65.840 casos novos de câncer de próstata no país. O crescimento das taxas de incidência é um reflexo do aumento da expectativa de vida, uma vez que 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Dados do Ministério da Saúde apontam também que cerca de 60% das mortes pela doença se concentram entre idosos de mais de 75 anos e 38%, entre adultos e idosos de 55 a 74 anos.
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 16 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 58 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.
Mais informações para a imprensa
GBR Comunicação
Denver Pelluchi – 11-98722-2313 I denver.pelluchi@gbr.com.br
Fernanda Albino – 11-99511-2711 I fernanda.albino@gbr.com.br