Gel Aplicado no Coração de Porcos recupera Função Cardíaca
09/05/2013
COMPARTILHE
TAGS
  • Saúde
  • cardíaca
  • testes
  • coração
  • enfarte
  • enfarto

A revista Science Translational Medicine publicou os resultados de uma estratégia aplicada em porcos, para testar o uso de um gel que recupera parcialmente funções cardíacas após um enfarte. O material foi injetado no coração de seis porcos que sofreram enfarte através de um cateter. Quatro outros porcos enfartados não receberam a terapia.

O produto é feito com o próprio tecido conjuntivo do coração, que é cortado em pequenos pedaços e higienizado, deixando apenas as proteínas estruturais do tecido. O tecido é então desidratado em baixas temperaturas, e depois pulverizado. O pó é então liquefeito e injetado na parte danificada do coração através de um cateter.

Três meses após o tratamento, os porcos que receberam as injeções apresentaram melhoras, com a migração de células musculares para a região aplicada, em contrapartida aos outros quatro porcos, que pioraram. Além disso, o gel ajudou a diminuir a cicatrização que ocorre após o enfarte - a formação de cicatrizes atrapalha a contração dos batimentos cardíacos. O ideal é formar o máximo de músculo possível, e o gel ajudou nesse processo.

Resta saber se o gel é mais eficiente que o tratamento padrão atual. Ainda deve ser feita uma pesquisa em relação à medicação administrada atualmente a pessoas enfartadas para chegar a uma conclusão. No entanto, médicos alertam que a melhor maneira de se preservar é com um diagnóstico precoce e o tratamento adequado.