Inteligência artificial gratuita no combate à insônia
07/07/2021
COMPARTILHE
TAGS
  • EMS
  • Vigilantes do Sono
  • Insônia

São Paulo, 28 de junho de 2021 – Para milhares de pessoas que sofrem com insônia, uma solução simples, prática e inovadora está disponível pela primeira vez no Brasil: o Vigilantes do Sono, um aplicativo que promete ajudar, por meio de terapia cognitiva comportamental para insônia (TCC-i), quem tem dificuldades para dormir ou para manter um sono contínuo. A iniciativa é uma parceria da EMS com a startup Vigilantes do Sono. 

O aplicativo combina técnicas recomendadas por especialistas – como ter horários fixos para dormir e acordar, não tirar sonecas ao longo do dia e reduzir o tempo que se fica acordado na cama – com inteligência artificial. Uma assistente virtual conversa diariamente com a pessoa para entender seus hábitos e dar dicas sobre o que fazer para ajustar sua rotina e, assim, melhorar a qualidade do sono. A ideia é que a nova plataforma alcance por volta de 10 mil médicos, que poderão usar a tecnologia por quatro meses gratuitamente com seus pacientes, com até 50 sessões de terapia.

A metodologia utilizada pelo Vigilantes do Sono abrange técnicas cientificamente comprovadas, com resultados melhores para o tratamento do sono, que vão além da higiene do sono, permitindo às pessoas aprenderem o relaxamento necessário para descansar durante a noite e dormir bem. 

O programa também contribui para reduzir os casos de abuso medicamentoso. “A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, é a primeira indústria farmacêutica a firmar uma parceria com o Vigilantes do Sono, oferecendo a Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCC-i) ao paciente com dificuldades para dormir. O objetivo dessa parceria inédita é, de forma responsável, apoiar os diagnósticos e o tratamento da insônia, estimulando que os pacientes experimentem a TCC-i, considerada padrão ouro de tratamento pelos principais Consensos de Sono pela sua alta eficácia e comprovação científica”, diz Joaquim Alves, diretor da Unidade de Prescrição Médica da EMS. 

Estudos apontam que a Terapia combinada (Terapia Medicamentosa + Terapia Comportamental) é a melhor abordagem possível para melhoria do sono e remissão da insônia. Recentemente, foi publicado um artigo japonês na Revista “Sleep Medicine”, de referência internacional, que evidenciou estatisticamente que a utilização dessa terapia comportamental em pacientes que já faziam uso de Drogas Z (indutores do sono), além de aumentar a satisfação durante o tratamento, também promoveu uma melhoria ainda mais significativa na qualidade de sono.

Baseada na interpretação das situações que determinam como o indivíduo se sente e se comporta, esta intervenção psicoeducativa propõe um tratamento totalmente personalizado. Focal, diretiva e com duração limitada, a TCC-i é formada por um conjunto de técnicas e instrumentos que ajudam o paciente a mudar seus hábitos para criar uma rotina que favoreça uma boa noite de sono. 

“A parceria é de extrema importância, uma vez que a indústria de medicamentos busca um caminho alternativo para o tratamento de quem passa a noite em vigília, algo inovador, mostrando que a empresa está aberta a buscar novos caminhos para prover a melhoria na saúde dos brasileiros”, diz o fundador do Vigilantes do Sono, Lucas Baraças.

Insônia
Dormir bem e com qualidade é importante pois, enquanto dormimos, nosso corpo trabalha realizando diversas atividades. É durante o sono que o cérebro consolida o que é importante e “joga fora” o que é desnecessário, ajudando nos processos de memória. Também é de noite que regulamos os hormônios responsáveis pelo apetite e metabolismo, trazendo aí a relação da insônia com o sobrepeso. Um sono ruim desregula o sistema imunológico e atrapalha na recuperação de problemas de saúde, como infarto. 

Uma noite mal dormida provoca cansaço, raciocínio lento, perda de memória, queda de produtividade, alteração da capacidade intelectual, indisposição e irritabilidade, entre outros efeitos. 

Já quando falamos de muitas noites mal dormidas, o impacto a longo prazo pode ser ainda maior, porque o sono tem um papel fundamental na função cerebral e na saúde física. Algumas consequências da insônia podem ser déficit de memória, envelhecimento precoce, falta de vigor físico, comprometimento do sistema imunológico e doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.


Sobre a EMS 
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 15 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 57 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida. www.ems.com.br. 

Sobre o Vigilantes do Sono
Com pouco mais de um ano de atuação, o Vigilantes do Sono é um programa digital voltado para melhorar a qualidade do sono. O conteúdo é baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCC-I) e foi desenvolvido pelos engenheiros Lucas Baraças e Guilherme Hashioka da Poli-USP e Laura Castro, psicóloga do sono pela Associação Brasileira do Sono e Sociedade Brasileira de Psicologia. Mais informações no site: https://www.vigilantesdosono.com/ 

Mais informações para a imprensa

GBR Comunicação

Fernando Damasceno – 11-99175-8187 | fernando.damasceno@gbr.com.br
Carlos de Paula – 16-99204-3092 | carlos.paula@gbr.com.br
Paula Marinho – 11-99514-0206 | paula.marinho@gbr.com.br