17 de setembro de 2022 – O Programa de mostras itinerantes da 34ª Bienal de São Paulo desembarca em Belém, no Pará, na próxima quinta-feira (29). Sob o título Faz escuro mas eu canto, a exposição – que percorrerá ao todo 11 cidades do Brasil e do mundo – traz para o Solar da Beira e Mercado Ver-o-Peso uma seleta coleção de obras de arte que atraíram 700 mil pessoas na capital paulista, com temáticas que chamam a atenção para os desafios da vida contemporânea e para a necessidade da arte como um campo de resistência, ruptura e transformação. Com entrada gratuita, a mostra conta com o patrocínio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil.
“Será uma oportunidade para o público refletir sobre a nossa sociedade e entrar em contato com obras de talentosos artistas contemporâneos. Para nós, da EMS, é um orgulho possibilitar que este acervo riquíssimo seja levado para públicos de outros estados e para o exterior. Dentro do nosso escopo de responsabilidade social, buscamos valorizar a arte e dar acesso à cultura, pois entendemos que, desta forma, somos capazes de transformar vidas e promover também bem-estar”, ressalta Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.
Na capital paraense, o público poderá conferir as obras dos artistas Alice Shintani, Claude Cahun, Gala Porras-Kim, Haris Epaminonda, Jungjin Lee, Melvin Moti, Naomi Rincón Gallardo e Uýra, que se relacionam com os enunciados “A imagem gravada de Coatlicue” e “Hiroshima mon amour”. No Mercado Ver-o-Peso, por exemplo, o público vai se deparar com a escultura de luz Nos erguemos ao levantar outras pessoas (2021). A instalação de dez metros de diâmetro fica suspensa sobre os transeuntes, próxima ao telhado do Mercado, criando uma arquitetura efêmera e impactante. Composta por dezenas de lâmpadas, a obra lembra da força das ações realizadas coletivamente.
A partir do enunciado a “Imagem gravada de Coatlicue”, as pessoas são convidadas a refletir sobre todas as violências perpetradas pelo colonialismo no mundo, a partir da lenda sobre essa deusa da mitologia asteca, considerada padroeira da vida e da morte. No enunciado Hiroshima mon amour, resgata-se a história do filme, um clássico dirigido por Alain Resnais em 1959, que traz uma personagem que revela o que encontrou em Hiroshima mais de uma década depois do bombardeio que vitimou mais de 160 mil pessoas. Os detalhes sobre cada uma dessas temáticas estão disponíveis no site oficial: http://34.bienal.org.br/enunciados.
A exposição fica aberta até o dia 20 de novembro deste ano, no Solar da Beira – de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; e de sábado e domingo, das 8h às 14h. Já no Mercado Ver-o-Peso, de segunda-feira a sábado, das 5h às 18h.
EMS: compromisso com a cultura
A EMS acredita na arte brasileira, investindo em projetos culturais diversos, como literatura, teatro, música, museus, fotografia, exposições temáticas e concertos nacionais e internacionais. Em 2021, a empresa patrocinou a edição online da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, reunindo conteúdos de artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, em uma parceria com o Museu Oscar Niemeyer. No mesmo ano, apoiou a exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa, realizada pelo Museu do Futebol em comemoração aos 150 anos da posição de goleiro e celebrando os 100 anos que Moacyr Barbosa completaria em 2021. Em 2008, copatrocinou a Exposição Einstein, sobre o universo do famoso cientista, e foi também copatrocinadora da Exposição Revolução Genômica, que mostrou os avanços nas áreas da ciência, tecnologia e medicina.
A farmacêutica patrocinou, ao longo dos últimos quatro anos, o projeto de revitalização e reinauguração do novo Museu do Ipiranga, reaberto à população em 07 de setembro de 2022, e é patrocinadora do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Desde 2013, é apoiadora do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. A EMS apoia, ainda, o Museu do Futebol pelo terceiro ano consecutivo e o Museu do Amanhã desde 2021, ano em que também apoiou o Museu Judaico e o Museu Oscar Niemeyer.
34ª Bienal Itinerante – Belém (PA)
29 de setembro a 20 de novembro de 2022
Endereço: Blvd. Castilhos França, 120 - Campina, Belém - PA, 66013-030
Entrada gratuita
Visitações:
Solar da Beira
Terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h
Sábado e domingo, das 8h às 14h
Mercado Ver-o-Peso
Segunda-feira a sábado, das 5h às 18h30
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 16 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 58 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.
Mais informações para a imprensa
GBR Comunicação
Denver Pelluchi – 11-98722-2313 I denver.pelluchi@gbr.com.br
Fernanda Albino – 11-99511-2711 I fernanda.albino@gbr.com.br