20 de setembro de 2022 – A mostra itinerante da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto – pode ser visitada em Belém, no Pará, até o dia 20 de novembro. O programa de mostras itinerantes da Fundação Bienal de São Paulo percorre, ao todo, 10 cidades do Brasil e do mundo, e traz para o Solar da Beira e Mercado Ver-o-Peso uma seleção da exposição que atraiu 700 mil pessoas na capital paulista em 2021, com temáticas que chamam a atenção para os desafios da vida contemporânea e para a necessidade da arte como um campo de resistência, ruptura e transformação. Com entrada gratuita, a mostra conta com o patrocínio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil.
“Esta é uma oportunidade para o público refletir sobre a nossa sociedade e entrar em contato com obras de talentosos artistas contemporâneos. Para nós, da EMS, é um orgulho possibilitar que este acervo riquíssimo seja levado para públicos de outros estados e para o exterior. Dentro do nosso escopo de responsabilidade social, buscamos valorizar a arte e dar acesso à cultura, pois entendemos que, desta forma, somos capazes de transformar vidas e promover também bem-estar”, ressalta Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.
Na capital paraense, o público pode conferir as obras dos artistas Alice Shintani, Claude Cahun, Gala Porras-Kim, Haris Epaminonda, Jungjin Lee, Marinella Senatore, Melvin Moti, Naomi Rincón Gallardo e Uýra, que se relacionam com os enunciados “A imagem gravada de Coatlicue” e “Hiroshima mon amour, de Alain Resnais”. No Mercado Ver-o-Peso, o público vai se deparar com a escultura de luz Nos erguemos ao levantar outras pessoas (2021). A instalação de dez metros de diâmetro fica suspensa sobre os transeuntes, próxima ao telhado do Mercado, criando uma arquitetura efêmera e impactante. Composta por dezenas de lâmpadas, a obra lembra da força das ações realizadas coletivamente.
A partir do enunciado a “Imagem gravada de Coatlicue”, as pessoas são convidadas a refletir sobre as violências perpetradas pelo colonialismo no mundo, a partir das histórias envolvendo a escultura dessa deusa asteca, considerada padroeira da vida e da morte. No enunciado “Hiroshima mon amour, de Alain Resnais”, resgata-se a história do clássico filme de 1959, que traz uma personagem que revela o que encontrou em Hiroshima mais de uma década depois do bombardeio que vitimou mais de 160 mil pessoas. Os detalhes sobre cada um desses enunciados estão disponíveis no site oficial da 34ª Bienal de São Paulo: http://34.bienal.org.br/enunciados.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; e de sábado e domingo, das 8h às 14h, no Solar da Beira. Já no Mercado Ver-o-Peso, as visitas ocorrem de segunda-feira a quinta-feira, das 6h às 13h; de sexta a sábado, das 6h às 13h30, e aos domingos, das 6h às 12h. Entrada gratuita.
34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto
Programa de mostras itinerantes: Belém (PA)
Solar da Beira
29 de setembro – 20 de novembro 2022
Boulevard Castilhos França, 120
terça – sexta, 8h – 17h
sábado e domingo, 8h – 14h
entrada gratuita
Mercado Ver-o-Peso
29 de setembro – 20 de novembro 2022
Boulevard Castilhos França
segunda – quinta, 6h – 13h
sexta – sábado, 6h – 13h30
domingo, 6h – 12h
entrada gratuita
EMS: compromisso com a cultura
A EMS acredita na arte brasileira, investindo em projetos culturais diversos, como literatura, teatro, música, museus, fotografia, exposições temáticas e concertos nacionais e internacionais. Em 2021, a empresa patrocinou a edição online da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, reunindo conteúdos de artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, em uma parceria com o Museu Oscar Niemeyer. No mesmo ano, apoiou a exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa, realizada pelo Museu do Futebol em comemoração aos 150 anos da posição de goleiro e celebrando os 100 anos que Moacyr Barbosa completaria em 2021. Em 2008, copatrocinou a Exposição Einstein, sobre o universo do famoso cientista, e foi também copatrocinadora da Exposição Revolução Genômica, que mostrou os avanços nas áreas da ciência, tecnologia e medicina.
A farmacêutica patrocinou, ao longo dos últimos quatro anos, o projeto de revitalização e reinauguração do novo Museu do Ipiranga, reaberto à população em 07 de setembro de 2022, e é patrocinadora do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Desde 2013, é apoiadora do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. A EMS apoia, ainda, o Museu do Futebol pelo terceiro ano consecutivo e o Museu do Amanhã desde 2021, ano em que também apoiou o Museu Judaico e o Museu Oscar Niemeyer.
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 16 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 58 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.
Mais informações para a imprensa
GBR Comunicação
Denver Pelluchi – 11-98722-2313 I denver.pelluchi@gbr.com.br
Fernanda Albino – 11-99511-2711 I fernanda.albino@gbr.com.br