Mozarteum Brasileiro anuncia nova temporada de espetáculos eruditos para 2023, tendo a EMS como mantenedora
17/04/2023
COMPARTILHE
TAGS
  • Mozarteum Brasileiro
  • temporada
  • espetáculos
  • eruditos
  • EMS
  • mantenedora

17 de abril de 2023 - A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, anuncia a temporada 2023 do Mozarteum Brasileiro – uma das mais conceituadas associações culturais e de fomento à inclusão social por meio de atividades educativas. A empresa segue como mantenedora da série de espetáculos eruditos pelo 11º ano consecutivo. A programação ocorre na Sala São Paulo, com apresentações entre os meses de abril e novembro. Os ingressos já estão à venda pelo site oficial: https://mozarteum.byinti.com/#/ticket/

Para Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS, a parceria, que já ultrapassa uma década, reforça o compromisso da empresa com a cultura e com o bem-estar dos brasileiros. “Queremos que, cada vez mais, as pessoas tenham acesso à música erudita como forma de entretenimento, conhecimento e educação. Nosso apoio à arte – em todos os seus gêneros – traduz e endossa o compromisso da EMS com iniciativas no campo da responsabilidade social. Além disso, representa outra forma de proporcionarmos mais saúde e qualidade de vida à população e também maior acesso, seja a medicamentos ou a espetáculos culturais”, afirma. 

A nova edição contará com sete atrações e a primeira ocorre nos dias 18 e 19 de abril. Rudolf Buchbinder reencontra-se com o público brasileiro para realizar dois recitais dedicados à obra de Beethoven. Serão dois programas diferentes a cada noite, que permitirão ao público apreciar oito obras-primas do repertório de extraordinárias sonatas de Ludwig Van Beethoven. Com seu estilo único de tocar piano, o músico é considerado o grande especialista da obra do genial compositor alemão. Suas interpretações, em particular, estabeleceram padrões mundiais. 

Ao longo da programação, ainda estão previstas apresentações de Kiev Virtuosi, mais aclamada orquestra de câmara da Ucrânia; da superstar do canto lírico, Elīna Garanča; além do violinista Lorenz Nasturica-Herschcowici. 

Canto Mozarteum

A programação do Mozarteum Brasileiro deste ano continua contando com o Canto Mozarteum, uma iniciativa pioneira e única no Brasil, oferecendo bolsas de estudos para cerca de 30 estudantes selecionados mediante inscrições e que, durante sete dias, participam de cursos intensivos com professores de renome. Trata-se de uma atividade educativa com o objetivo de incentivar a formação, aprimoramento e desenvolvimento de jovens cantores brasileiros e revelar talentos.

É realizado em parceria com uma das mais reconhecidas organizações corais do mundo, a Internationale Chorakademie, da Alemanha, cujo diretor, o maestro Rolf Beck, coordena a academia.

O Canto Mozarteum existe desde 2015 e acontecia em Trancoso até 2022, quando passou a ocorrer em São Paulo, na Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras. O espetáculo é uma oportunidade para assistir, em coro e em solos, a todos os alunos bolsistas do Mozarteum. Ao final, os quatro participantes que mais se destacaram ganham uma nova bola para um período adicional de estudos na Europa, no ano seguinte. 

EMS: compromisso com a cultura

A EMS acredita na arte brasileira, investindo em projetos culturais diversos, como literatura, teatro, música, museus, fotografia, exposições temáticas e concertos nacionais e internacionais. Além de ser mantenedora, há 11 anos, do Mozarteum Brasileiro, evento que propicia grandiosas exibições de música erudita na Sala São Paulo, segue apoiando em 2023 a série de concertos musicais “Encontros Históricos na Sala São Paulo”. Em 2017 e 2016, a empresa patrocinou exibições do “Villa Lobos em Movimento”, uma viagem musical pela obra de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros. Em 2011, o laboratório realizou a série “Clássicos EMS”, com apresentações de orquestras sinfônicas em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife. Também já apoiou a OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de Janeiro, a Osesp - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e a OSMC – Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas; e percorreu três capitais brasileiras com a série “Encontros Musicais e Sorrisos”, na qual se apresentaram grandes cantores do país a milhares de convidados, em 2007. 

Serviço – Mozarteum Brasileiro
18 e 19 abril - Rudolf Buchbinder (Sala São Paulo)
30 e 31 de maio - Kiev Virtuosi & Dmitry Yablonsky (Sala São Paulo)
27 de junho - Elīna Garanča (Sala São Paulo)
2 a 8 de julho - Canto Mozarteum (Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras)
29 e 30 de agosto - Wiener Kammersymphonie (Sala São Paulo)
4 de outubro - Lorenz Nasturica-Herschcowici (Sala São Paulo)
8 de novembro - Sir Bryn Terfel (Sala São Paulo)

Canto Mozarteum
Concerto de encerramento: 8 de julho, 18h30
Programa:
Felix Mendelssohn-Bartholdy
(1809-1847): Três Salmos, Op. 78
Antonín Dvořák (1841-1904): Stabat Mater, Op. 58 / Versão de 1876 para solistas, coro e piano
Local: Templo da Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras – Alameda Jaú, 752, Jardim Paulista, São Paulo (SP), próximo à estação Trianon-Masp do metrô.
Ingressos à venda pela internet: https://mozarteum.byinti.com/#/event/canto-mozarteum-57267

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.
 
Mais informações para a imprensa 
GBR Comunicação 

Denver Pelluchi – 11-99722-2313 | denver.pelluchi@gbr.com.br 
Vagner Magalhães – 11-99196-1716 I vagner.magalhaes@gbr.com.br