Previna-se Contra a Rinite Alérgica
13/06/2014
COMPARTILHE
TAGS
  • rinite
  • coceira
  • alergia
  • rinite alérgica

Sintomas recorrentes como coceira nos olhos, nariz escorrendo, espirros e até febre, são características do quadro de rinite alérgica. Um inflamação não contagiosa das mucosas do nariz, que atinge cerca de 25% da população brasileira.

Pessoas alérgicas possuem como característica o sistema imunológico que interpreta determinadas substâncias como tóxicas, por isso precisam proteger o organismo contra sua entrada. Muitas pessoas convivem normalmente com fatores causadores de alergia, como poeira por exemplo, sem apresentarem os sintomas, ao passo que outras ao entrarem em contato com esse mesmo ácaro, podem ter um quadro de rinite ou até asma.

 

Causas

Alergias e até reações à fumaça ou poeira, além de outros agentes ambientais, como cheiros forte de substâncias químicas, podem desencadear a rinite. Para algumas pessoas, os sintomas mais comuns, como obstrução nasal e coriza, se apresentam imediatamente após o contato com o alérgeno, para outras os sintomas aparecem cerca de 4 a 6 horas depois.

O ácaro mais frequente relacionado a alergia é o Dermatophagoides spp., cujo significado é "aquele que se alimenta de pele". Pode aparecer no colchão, estofados dos móveis, almofadas, cortinas, edredon, roupas entre outros, por isso é fundamental a higienização com frequência, principalmente nas estações mais frias.

 

Prevenção e Tratamentos

Para pacientes com crise de rinite o tratamento recomendado é manter a higiene dos ambientes, tomar vacina antialérgica, além do medicamento adequado prescrito pelo médico, para controlar as reações alérgicas.

Manter os ambientes bem ventilados e aproveitar a luz solar, desta forma dificulta o desenvolvimento e aparecimento de bolor (fungo). Com o tempo frio, o ideal é não permanecer por muito tempo em locais fechados, não ficar em ambientes recém-pintados, beber bastante água e não fumar.

Pessoas alérgicas uma vez em contato com as substâncias que causam a crise, os sintomas podem se acentuar. É importante lembrar que a rinite pode causar outros problemas de saúde como sinusite, otite e até ronco, além de provocar maior suscetibilidade a resfriados, por isso, previna-se e mantenha sua saúde sempre sob controle.