Sentir Raiva Demais pode Prejudicar a sua Saúde
28/02/2013
COMPARTILHE
TAGS
  • Saúde
  • stress
  • raiva
  • estresse

É normal que a gente se sinta desconfortável diante das adversidades de um dia ruim. O trabalho pode estar complicado, a rotina é cansativa, as contas a pagar se acumulam e a sua forma física não está das melhores. Nessas horas somos acometidos por um sentimento importante para nos motivar a agir, mas que em excesso pode prejudicar até mesmo nossa saúde: a raiva.

Em doses equilibradas, a raiva pode servir de impulso para ações ou motivação para mudanças por ser uma emoção muito poderosa e que, quando bem canalizada, nos faz ter energia para enfrentar as dificuldades. O problema se dá quando esse sentimento extrapola as pequenas doses e começa a afetar nossa saúde e o convívio pessoal, pois pode causar problemas como a depressão. 

A descarga de adrenalina causada no nosso organismo por essa emoção é tão grande que gera alterações fisiológicas no nosso organismo, como aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, suor, arrepios, inquietação e até insônia, e é nessa hora que podem se desencadear alguns problemas como cansaço físico excessivo, falta de memória, dificuldades gastrointestinais e até infarto cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

A EMS quer que você leve uma vida mais tranquila e longe dos sentimentos ruins, e por isso vamos te dar algumas dicas para lidar com a raiva de forma positiva!

 

 Não negue a raiva: avalie e sinta para entender. Trabalhe para minimizar ao máximo essas situações - a terapia pode ser uma ótima aliada;

 Tente não guardar as coisas ruins para você. Não fique remoendo mágoas mal resolvidas;

 Não reaja por impulso quando estiver com raiva. Pare, deixe a cabeça esfriar e pense da forma mais racional possível;

 Invista em atividades que ajudem a canalizar esse sentimento, como a prática de algum esporte, meditação ou terapias em grupo.