Meu filho pode beber líquido durante as refeições? É importante cortar os alimentos para ele comer melhor? Reunimos estas e outras dúvidas frequentes sobre a saúde alimentar do seu filho, para esclarecer as principais preocupações.
O processo de digestão adequado passa pela mastigação ideal, o que evita o refluxo e melhora o metabolismo. Por isso é fundamental se atentar aos pontos destacados:
Durante a refeição, evite apressar seu filho.
Quando a criança mastiga, os músculos da mandíbula se movimentam, gerando impulsos que estimulam a saciedade e inibem a fome. Por isso é importante não apressar a criança neste momento.
Engolir alimentos sem mastigar pode causar problemas de saúde.
A mastigação está totalmente ligada ao processo de digestão, quanto mais o alimento é triturado, mais rápido o organismo absorve as enzimas digestivas. Comer sem mastigar pode causar problemas como engasgo e refluxo.
Quantas vezes é preciso mastigar?
Não existe um número de mastigadas estabelecido, o importante é definir a consistência de cada alimentos e orientar a criança a mastigar bem. Os alimentos que têm mais fibras e precisam ser mais triturados.
Cortar os alimentos pode ajudar a criança a comer melhor.
Fatiar os alimentos evita engasgos, mesmo assim é importante supervisionar a criança durante a refeição e orientar a quantidade de alimento ingerida e estimular a pausa entre uma colher e outra.
Ingerir bebidas durante a refeição não deve servir para ajudar a engolir o alimento.
Tomar um copo de suco ou água durante o almoço não é ruim, mas é importante perceber se o seu filho está usando para "empurrar" os alimentos. Nesse caso, há um problema com a mastigação. O ideal é ingerir líquidos antes da refeição, para estimular a digestão e impedir dilatação do bolo estomacal.
Crianças com problemas respiratórios podem ter dificuldade na mastigação?
Crianças com quadros como sinusite, amidalite ou bronquite, possuem um padrão respiratório oral.
Essas dicas valem para toda a família, independente da idade!