Alimentação Correta pode Amenizar Sintomas da TPM
20/08/2012
COMPARTILHE
TAGS
  • TPM
  • tensão pré menstrual
  • mulheres
  • menstruação

Mudanças bruscas no humor, dores de cabeça, retenção de líquidos e uma vontade incontrolável de comer doces. Esses são os principais sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), um problema que atinge cerca de 30% das mulheres brasileiras, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Mas o que muitas delas não sabem é que simples mudanças em alguns hábitos podem combater e prevenir todos esses sintomas.

Praticar exercícios aeróbicos, parar de fumar, controlar o estresse e, principalmente, cuidar da alimentação vão fazer esse período do ciclo menstrual passar tranquilamente. A maioria dos sintomas da TPM estão relacionados ao excesso ou à escassez de algum nutriente no organismo. A falta de vitaminas do complexo B e o cálcio, por exemplo, podem causar irritabilidade, nervosismo e até mesmo depressão. Para evitar esses sintomas, ingerir leite e derivados, como iogurtes e queijos, são ótimas dicas. A reposição de ômega 3 também é muito bem-vinda nesta época. Recomenda-se consumir salmão, atum e vegetais com coloração verde-escura. Além disso, a baixa quantidade de magnésio nas células ocasiona aquele conhecido desejo de comer doces.

Para evitar a voracidade por guloseimas, uma boa dica é ingerir abacaxi, vagem, cenoura, feijão e arroz integral. Lembre-se sempre: a tentação pelo chocolate deve ser moderada. Prefira os chocolates amargos e os consuma sempre em pouca quantidade. Não há outra saída: para fugir das TPMs intensas a recomendação é modificar os hábitos alimentares durante todo o mês ou pelo menos 15 dias antes dessa época. Optar por essa dieta somente durante os sintomas pode até amenizar os problemas, mas também pode levar à ingestão exagerada de alimentos. Cuide-se.