Alimentos Considerados Saudáveis podem Enganar!
29/07/2013
COMPARTILHE
TAGS
  • Saúde
  • alimentação
  • refrigerante
  • margarina

Você é daqueles que se livra da culpa com a alimentação quando opta pelas opções "light" "diet" ou "zero gordura"? Cuidado! Existem muitos produtos consumidos e vendidos como mais saudáveis e menos calóricos, que podem revelar uma realidade bem diferente com uma lida mais atenta ao rótulo.

Alimentos light e diet contêm menos açúcar e gordura, mas geralmente possuem mais sódio para manter o sabor. Produtos com a expressão "zero gordura" não são livres de calorias, e é sempre bom checar as informações nutricionais para se certificar de que ele seja rico em nutrientes. É bom lembrar que os refrigerantes que se encaixam nessa categoria são chamados de "veneno" por especialistas.

A tabela nutricional pode esconder uma armadilha em produtos voltados para crianças. Isso porque o percentual de valores diários (% VD) é baseado em uma dieta de 2.000 calorias. Mas crianças com menos de seis anos devem ter uma dieta de até 1.800 calorias, o que significa que as porcentagens seriam mais altas para elas.

A lista de ingredientes também merece atenção. Poucas pessoas sabem que eles aparecem na ordem decrescente de quantidade (ou seja, com maior quantidade vem em primeiro lugar), de acordo com legislação da Anvisa. Isso pode parecer um simples detalhe, mas faz muita diferença. Produtos que têm sódio e açúcar no início da lista possuem grandes quantidades dos mesmos e, portanto, devem ser evitados.

 

Confira algumas dicas para evitar as pegadinhas:

  • Margarina/Manteiga: Ambas são calóricas e cheias de gordura. O ideal é consumir requeijão light, queijo cottage e ricota, que também são fontes de proteínas e cálcio;
  • Refrigerante/suco: Os sucos de caixinha têm tanto açúcar quanto um refrigerante. Isso sem falar dos conservantes! É importante verificar o rótulo nesse caso;
  • Barras de cereal: Também podem esconder pegadinhas na adição de açúcar, mel, xarope de milho e até sódio. É necessário ler o rótulo!;
  • Enlatados: Nem sempre são grandes vilões. O atum em lata, por exemplo, é cozido dentro da latinha sem qualquer aditivo. Os legumes enlatados e congelados também podem oferecer tantos nutrientes quanto os fresquinhos. É sempre questão de conferir a quantidade de sódio.