Espirros, tosses e, eventualmente, febres. Esses são apenas alguns dos sintomas que muitos sentem com frequência no inverno. O que pouquíssima gente sabe é que gripes ou resfriados, tão comuns nesta época do ano, aumentam - e muito - a chance do surgimento de pneumonia.
A informação, que não chega a ser uma novidade no mundo da medicina, é produto de um estudo publicado recentemente na revista Science Translational Medicine. A reportagem aponta que essas doenças de inverno são capazes de aumentar em até 100 vezes o contágio.
A pneumonia é uma infecção nos pulmões causada por bactéria, vírus, fungos ou outros micro-organismos. A situação é tão grave que a doença já figura no ranking das mais letais do planeta, sendo responsável por 18% dos óbitos infantis e primeira causa de morte entre menores de 5 anos.
No Brasil, um levantamento do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) aponta que a doença atinge cerca de 2 milhões de pessoas e entre 15% e 40% dos casos necessitam de internação. O órgão revela também que a pneumonia já é a principal causa de internações em todo o país.
Por causa disso, a EMS preparou uma lista com algumas informações sobre a doença. Confira e tenha uma vida mais azul:
Diagnóstico - Depende da avaliação dos sintomas. A confirmação só vem após a realização de uma radiografia do tórax;
Prevenção - Não existe uma forma totalmente eficaz de prevenção. Cuidados como boa alimentação, atividade física e repouso são boas dicas;
Vacinas - Especialistas afirmam que, além de manter hábitos saudáveis, a forma mais adequada de prevenção é a vacinação anual contra a gripe;
Idosos - A vacinação contra a gripe reduz cerca de 50% a mortalidade por doenças respiratórias em pessoas de faixa etária mais elevada.