Apesar de todo o avanço na tecnologia e medicina, o envelhecimento do corpo humano é algo que ainda não pode ser evitado, quando uma das consequências é a perda de memória. Mas dá para ajudar o cérebro a manter um bom nível de funcionamento praticando exercícios físicos e consumindo os alimentos certos.
O abacate, a batata doce, o brócolis, a cenoura e carnes magras por exemplo, possuem a vitamina B3 (niacina), que ajuda na manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória. Frutas secas, orgânicas e castanhas também são boas opções.
Já os cereais, o fígado e o arroz contém vitamina B2 (riboflavina), que regula um dos maiores produtores celulares contra as ações dos radicais livres. E também possuem alto valor de magnésio, presente nos receptores no hipocampo, local onde forma a memória.
Estes são apenas alguns dos alimentos que também auxiliam na concentração e na prevenção de doenças degenerativas progressivas do cérebro. Claro que sempre associado a um exercício físico. Esses problemas não atingem somente pessoas de idade - cuide-se desde já!