Esse problema é comum em cerca de 1 a 2% da população. A alopecia areata é caracterizada pela perda de cabelos ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. Algumas pessoas também podem sentir a sensação de queimação ou coceira na região onde houve a queda.
Pode acontecer com qualquer pessoa, e geralmente, está relacionada a eventos com alto nível de estresse como trauma, doença ou gravidez. Apesar de ser uma condição autoimune, sua causa ainda é desconhecida. O sistema imunológico ataca e destrói tecido corporal e sadio por engano.
Alopecia areata frequentemente é observada no couro cabeludo, mas pode ocorrer na barba, sobrancelha, braços e pernas, deixando os locais lisos, arredondados e de coloração rósea.
Se a perda de cabelo não for total, os fios podem crescer novamente dentro de alguns meses. Porém, em casos mais graves, o cabelo pode demorar anos para voltar, ou não.
O importante é fazer o acompanhamento médico, e durante esse processo, se adaptar às mudanças do seu corpo. Consulte seu dermatologista - o tratamento é mais eficaz em casos mais leves, e apesar de não reverter totalmente o quadro, ameniza os sintomas. Alguns folículos podem se recuperar.