Um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo, a obesidade é assunto frequente nas pautas de estudiosos da área, principalmente quando se trata da doença no período da Infância. A EMS divulgou os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmam que uma em cada três crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso, e uma simples medida pode ajudar a prevenir este cenário.
A amamentação traz inúmeros benefícios à criança, tanto psicológicos, quanto físicos, e uma característica especial da prática é a prevenção da obesidade infantil. O bebê quando alimentado exclusivamente com leite materno durante os seis primeiros meses de vida cresce sem ingerir calorias supérfluas e desnecessárias à sua nutrição, não adquirindo peso além daquele que deveria.
Segundo pesquisa desenvolvida pelo Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, feita com 847 crianças, os bebês que começaram a ingerir alimentos sólidos e fórmulas de leite antes dos quatro meses de idade se mostraram seis vezes mais propensos a desenvolver a obesidade aos 3 anos, quando comparados àqueles amamentados exclusivamente com leite materno. O líquido possui componentes que ajudam a regular o apetite e o metabolismo.
Amamente o seu filho corretamente e tenha os cuidados necessários com as primeiras refeições dos pequenos! Cuide para que tenha uma saúde, de preferência, melhor do que a sua própria.