A maioria das pessoas, quando fala de sua infância, não se lembra de muitas de suas experiências antes de mais ou menos uns cinco anos de idade. Esse fenômeno é chamado de "amnésia infantil", e um estudo realizado pela Universidade de Toronto pode ter encontrado o motivo para que aconteça.
Foi estudada a formação de neurônios em camundongos, levando os pesquisadores à conclusão de que o aumento do número (novos neurônios) era suficiente para apagar as memórias anteriores ao processo. Enquanto isso, os camundongos com uma produção menor de novos neurônios, evitaram o esquecimento, mantendo memórias mais antigas.
A pesquisa sugere que o alto ritmo de produção de novos neurônios estaria relacionado à dificuldade de lembrar do que aconteceu nos nossos primeiros anos de vida. Nesse caso, o processo de neurogênese, ou seja, a formação de novos neurônios, aumentaria a capacidade de aprendizado, mas também "limparia" as memórias antigas.
Os resultados questionam a suposta ligação entre o desenvolvimento verbal e a amnésia infantil, questionando também várias teorias psicológicas e psicoterapêuticas a respeito.