Pesquisadores nos Estados Unidos realizaram um estudo que concluiu que o joanete, espécie de calo que aparece na parte externa do dedão do pé, tem causas totalmente hereditárias, desmistificando a hipótese de que os sapatos poderiam ser os causadores deste problema.
Os joanetes aparecem com mais frequência em mulheres, mas qualquer pessoa que nasça com anormalidade nos ossos do pé está mais propensas a terem este problema. Ele pode se tornar um desvio doloroso, uma vez que um osso extra e uma bolsa com líquidos crescem na base do dedão do pé, e por muito tempo se acreditou que o uso de sapatos de bico fino e de salto alto poderiam causar o seu desenvolvimento. Mas, segundo a pesquisa do Framingham Foot Study, que colheu dados de 1.370 adultos, essa tendência está associada a um histórico familiar, e indica que os sapatos ajudam a piorar o problema, mas não seus causadores.
O principal sinal do joanete ocorre quando o dedão se converte em direção aos outros dedos do pé, forçando o osso para fora. Um médico geralmente consegue diagnosticar o joanete só de olhar, mas pode ser utilizado um exame de raio x para mostrar o ângulo irregular.
O resultado do estudo comprovou a tese de que há uma correlação entre a genética e o aparecimento de joanetes, em homens e mulheres de todas as idades, mas particularmente em mulheres, e especialistas recomendam que os pacientes que sofrem com os joanetes tenham maior cautela com a escolha dos sapatos, optando sempre pelo mais confortável.