Falta de Apetite da Criançada não deve ser Motivo de Desespero dos Pais
17/06/2013
COMPARTILHE
TAGS
  • Saúde
  • apetite
  • crianças
  • alimentação infantil
  • nutrição

Um dos grandes desafios de quem vira mãe ou pai é a falta de apetite dos filhos em diversas ocasiões, o que pode acabar gerando um leve desespero. Confira algumas dicas da EMS que podem ser muito úteis para quem tem uma "criança sem fome" em casa.

A unanimidade é que não há motivo para se preocupar se a criança estiver se desenvolvendo normalmente, sem emagrecer. De 1 a 3 anos de idade, por exemplo, é bem normal passar por uma fase em que o apetite da criança não é muito grande. Diminua o número de lanchinhos do dia para que sintam mais fome no horário das refeições maiores. No caso de crianças que se recusam a comer verduras e legumes, uma dica é camuflar os alimentos em molhos, tortas e purês. 

Envolver o seu filho na alimentação, tornando-a mais interativa e divertida, pode ajudar bastante! Por exemplo, deixar que ele participe do preparo do prato ao colocar o queijo ralado no macarrão ou espalhar o molho na massa de pizza. Ele também vai adorar molhar pedaços de fruta no iogurte, e talvez coma com mais facilidade. O formato da comida pode tornar tudo melhor, usando cortadores em formatos diferentes, e talvez usando as famosas "carinhas" comestíveis.

Além disso, fazer com que ele conheça a origem dos alimentos é uma chance de transformar uma visita à horta ou ao supermercado em um programão do fim de semana. Saber que o leite e o queijo vêm da vaquinha que ele visitou em uma fazenda é uma curiosidade que pode despertar o apetite. 

Se nada disso der certo, é importante ficar atento e observar a criança. Se ela não estiver se desenvolvendo corretamente, ou emagrecendo, a melhor ação é procurar um pediatra.