A gente já sabe que o açúcar em excesso pode ser extremamente prejudicial à saúde, e que o consumo exacerbado de refrigerantes e outras bebidas artificiais açucaradas pode ser problemático para o nosso organismo, mas o problema se torna ainda maior quando o risco de morte passa a ser uma condição.
Um estudo desenvolvido pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, publicado pelo periódico Daily Mail, afirmou que 183 mil pessoas morreram no mundo em 2010 por consumir esse tipo de bebida, sendo 25 mil só nos Estados Unidos. Foram analisados diversos dados com a quantidade de bebidas açucaradas consumidas por idade e sexo, para depois determinar como esse líquido afetou taxas de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. A conclusão é que os refrigerantes e bebidas artificiais foram diretamente responsáveis por 133 mil mortes por diabetes, 44 mil por doenças cardiovasculares e 6 mil por câncer naquele ano.
Os autores da pesquisa afirmam que os cinco anos de levantamento lhes permitiram tirar conclusões sólidas sobre o assunto, e que os resultados deveriam impulsionar políticas eficazes para reduzir o consumo de bebida açucarada. A EMS apoia essa causa e te dá algumas dicas para reduzir o consumo: