É comum reparar na existência de coquetéis preparados com bebidas alcoólicas misturadas às famosas bebidas energéticas em festas, casas noturnas e até nas rodinhas de amigos antes de sair na noite, mas o que parece divertido - ou até saboroso - pode se tornar um perigoso drink.
Além de não ser recomendado o consumo por crianças, gestantes e idosos, e de portadores de enfermidades serem aconselhados a consultar o médico antes de consumir o produto, as bebidas energéticas não devem ser consumidas com bebida alcoólica pois podem desencadear transtornos como convulsões, arritmias e morte súbita, devido às propriedades estimulantes.
As bebidas energéticas incrementam a resistência física, proporcionam reações mais rápidas, aumentam o estado de alerta mental, evitam o sono, proporcionam sensação de bem estar, estimulam o metabolismo e ajudam a eliminar substâncias nocivas ao corpo, mas por outro lado elas parecem retardar os efeitos depressores e de sonolência do álcool, o que leva o indivíduo a consumir doses maiores de bebidas alcoólicas, aumentando o perigo. É uma contradição nos efeitos.
Não deixe que o consumo equivocado destas bebidas encerre sua vida. Evite os riscos!