Exposição ao Sol traz Benefícios à Saúde
17/09/2012
COMPARTILHE
TAGS
  • raios solares
  • sol
  • vitamida d
  • protetor solar

Todas as vezes que nos referimos ao Sol, logo o associamos a diversos problemas. Envelhecimento precoce, câncer de pele e queimaduras solares são apenas alguns exemplos deste vasto repertório de malefícios. Realmente é verdade. O sol em excesso pode mesmo ser bastante nocivo e trazer uma série de problemas. Mas o que poucos sabem é que viver afastado dos raios solares também está muito longe de ser uma boa escolha.

Pesquisadores já constataram que a exposição de forma moderada aos raios solares pode contribuir de forma decisiva para a manutenção da saúde e do bem-estar no dia a dia. Estudos recentes realizados nos Estados Unidos indicam que os moradores de países tropicais, que vivem em constante contato com o Sol, costumam ser mais felizes.

O motivo é simples: os raios ultravioletas atuam em nosso sistema nervoso, promovendo o bom humor, sensações de bem-estar e melhorando a disposição. E os benefícios não param por aí: os raios solares também atuam na produção de uma vitamina extremamente importante para o nosso organismo, a vitamina D. Encontrada em pouquíssimos alimentos, ela é capaz de reduzir pela metade o risco de câncer de mama, ovário e cólon. Além disso, pesquisas comprovaram que a vitamina D também é essencial para o desenvolvimento dos nossos ossos e dentes, evitando doenças como osteoporose. A falta dela em nosso organismo pode causar problemas graves e bastante inconvenientes como insônia, nervosismo ou diarreia.

Agora que você já conhece alguns benefícios importantes do Sol, lembre-se: é necessário ter sempre equilíbrio. Especialistas afirmam que quinze minutos diários de banho de Sol, três vezes por semana, já são suficientes para suprir as necessidades de vitamina D do nosso organismo. Aproveite o banho de sol sempre antes das 10h e após às 14h. E nunca se esqueça do protetor solar.