Animais Ajudam a Eliminar Estresse no Ambiente de Trabalho
10/12/2012
COMPARTILHE
TAGS
  • stress
  • animais
  • trabalho
  • bichos de estimação

Imagine aquele dia pra lá de atribulado, cheio de trabalho e entrega de relatórios na empresa. Pois é. É muito difícil pensar em algo capaz de tornar este momento um pouquinho mais agradável. Mas a solução para eliminar - ou pelo menos diminuir - o estresse no ambiente de trabalho pode ter sido descoberta.

Embora pareça algo totalmente fora da realidade de muitas empresas, alguns estudos apontam que a presença de bichos de estimação no trabalho aumentam a produtividade e trazem bem-estar ao grupo. As constatações foram realizadas por duas renomadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos. Os especialistas afirmam que a interação dos seres humanos com animais é fundamental.

A troca de carinho com cachorros, por exemplo, libera em nosso organismo os neurotransmissores endorfina, ocitocina e serotonina, três substâncias capazes de promover sensações de bem-estar, evitando o acúmulo de estresse. O grande problema, no entanto, é que algumas empresas brasileiras, principalmente nos grandes centros urbanos, não podem se dar ao luxo de permitir a entrada de animais de estimação.

O motivo é que os escritórios estão instalados em condomínios comerciais que proíbem animais em suas dependências. Agora caso a empresa onde você trabalhe esteja localizada em uma casa ou em um ambiente com regras menos rígidas, dê essa dica para o seu chefe. Certamente o ambiente de trabalho ficará muito mais azul.

E se você trabalha em um escritório que já permite a entrada de animais, nós separamos algumas recomendações da ONG Arca Brasil para você utilizar na hora em que o seu pet chegar ao trabalho. Confira!

  • O local deve ter uma área confortável, onde o animal possa se deitar e observar o ambiente à sua volta;
  • Não esqueça de separar água e comida, deixá-los expostos ao pet em algum ambiente acessível da empresa;
  • É importante passear uma ou duas vezes durante o dia, em especial para os pets hiperativos ou de médio e grande porte;
  • Os animais devem estar em bom estado de saúde, com as vacinas em dia, ter boas maneiras e comportamento tranquilo.