Dentre as promessas de final de ano mais tradicionais que as pessoas fazem está a de começar uma academia ou a prática de uma atividade física. Muitas vezes elas vêm do remorso após o Natal e o Ano Novo - isso porque geralmente nessas ocasiões as famílias capricham nas ceias e poucos resistem a não repetir o prato.
O problema são as chances de você interromper a prática ao primeiro sinal de desgaste. Por isso, separamos dicas para quem não quer desistir do treino e começar o ano com o pé direito!
A primeira coisa que todos devem ter em mente é um objetivo. Não é recomendável pensar em curto prazo - estabeleça metas para mais de três meses, pois o corpo somente se habitua à atividade após este período -, logo, é interessante buscar um treino para um semestre ou o ano todo. Sem pressa, você deve começar devagar e aumentar a intensidade e nível de dificuldade aos poucos.
Muitos se sentem pressionados e usam todo o seu fôlego e esforço no primeiro dia de treino, o que pode resultar em dores nas articulações e até em lesões, então após algumas sessões demasiadamente puxadas a pessoa acaba desistindo. Se você é sedentário e pretende entrar na academia, procure duas semanas antes iniciar uma caminhada diária de 15 a 20 minutos - depois, adicione o treino de musculação, sempre acompanhado de um instrutor profissional.
Lembre-se: eis uma mudança no seu cotidiano. Busque sempre priorizar o treino no seu dia a dia, principalmente no início, para adaptar à agenda diária.
Outra opção para não burlar o período é procurar um colega de treino. Um pode incentivar o outro com a meta. Mantenha o foco, e se for preciso, anote o seu progresso para o ajudar a se manter motivado. Respeite seus limites.
Praticar uma atividade física é um começo, porém, não é a única receita de sucesso. É preciso evitar o sedentarismo fora da academia. Mudar o corpo exige foco principalmente na dieta, no descanso e na regularidade. O caminho para uma vida melhor começa unicamente com sua força de vontade.