Ao sair de férias, a maioria das pessoas só quer cair na estrada. Conhecer lugares novos, paradisíacos ou badalados, próximos ao litoral ou muito acima do nível do mar. Viajar é a melhor pedida para quem quer quebrar a rotina, seja para visitar um local muito próximo ou para ver outro país.
Respirar novos ares, provar comidas diferentes, interagir com outros viajantes ou nativos, tudo isso nos faz bem, mas mesmo com os benefícios de sair de nosso cotidiano, alguns cuidados são necessários para que nosso organismo não seja surpreendido com algum mal-estar e doenças. Pode ser o clima, o fuso horário ou algo diferente que você ingeriu.
Pessoas que vão ao exterior, por exemplo, têm até 50% de chance de serem acometidas. Na maioria dos casos, essas enfermidades são passageiras e de baixa periculosidade, mas existem também aquelas endêmicas, que podem ser bem perigosas para desconhecidos. A nova moda dos últimos anos são os cruzeiros. A grande procura por destinos em alto mar, porém, foi acompanhada por outras taxas elevadas: a de pessoas que adoeceram a bordo.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na temporada 2010/2011, 792 pessoas adoeceram em cruzeiros; dessas, 39% foram contaminados com vírus Influenza (da gripe) e 38% tiveram diarreia - outros ainda apresentaram catapora, correspondente ao número de 19 casos. A aglomeração de pessoas é o grande problema nesse caso, pois facilita a transmissão de diferentes tipos de micro-organismos.
A diarreia é outro mal comum, não só nos cruzeiros. Quem experimenta coisas novas deve ter em mente que o seu corpo pode não estar preparado alguns. Por isso, não se esbalde com comidas supertemperadas e exóticas. O problema pode vir depois, durante a digestão.
Há também outros problemas: se for para regiões tropicais e países em desenvolvimento, é preciso estar em dia com as vacinas. Antes de viajar, consulte um médico e, se necessário, dê um reforço antes de arrumar as malas. Dentre as principais doenças que podem ser adquiridas nesses locais estão as hepatites, febre tifoide, malária e outras.