A história de Valeria Leviting percorreu revistas, jornais e sites do mundo inteiro. Após um ano de dieta, a jovem desenvolveu um quadro grave de anorexia, adquirindo uma aparência esquálida e sombria. No entanto, o que deveria ser um alerta para jovens em busca da perda de peso desenfreada, surtiu efeito contrário.
Uma reportagem publicada há duas semanas no famoso jornal britânico The Sun mostrou que, apesar de ser vista como alguém extremamente doente, a jovem Leviting recebe mensagens de fãs do mundo inteiro. "Tenho lido com frequência e-mails de meninas que querem que eu as ensine a ser como eu", contou a moça. A anorexia é a perda exagerada de peso, comum nas mulheres que buscam certos conceitos de "corpo perfeito". A doença está relacionada ao fato de "ficar magra" demais ser considerado sinônimo de beleza.
O problema é comum em diversos países, inclusive no Brasil, e é preciso estar bastante atento, pois é de difícil diagnóstico. Um dos sintomas mais comuns ocorrem quando o indivíduo não come praticamente nada, emagrece consideravelmente e tem receio de engordar. É bastante recorrente o desenvolvimento de um quadro de bulimia, em que as pessoas comem compulsivamente, mas forçam o próprio vômito alguns minutos depois. Os especialistas apontam que a melhor forma de manter um corpo magro e saudável é realizar exercícios físicos acompanhados de um acompanhamento nutricional. A prática destas atividades é a melhor forma de controlar o peso, além de melhorar a autoestima, promover o convívio social e aliviar o estresse e a ansiedade.
A EMS preparou uma lista com os principais sinais da anorexia. Fique atento e, se desconfiar da doença, procure um médico.