Dentre as inúmeras preocupações que os pais têm com seus filhos, a altura da criança relacionada à sua idade também pode causar algumas dores de cabeça. É normal que papai e mamãe comparem os pequenos com os outros da mesma idade, ou até com a estatura que eles mesmos tinham no mesmo período da vida, mas antes que você se preocupe muito com essa questão sem precisar, a EMS explica algumas coisas sobre o crescimento infantil.
Antes de qualquer outra questão, você deve levar em conta o potencial de crescimento da criança. Isso porque, naturalmente, filhos de pais mais baixinhos tendem a ser menores, assim como os de pais mais altos tendem a crescer mais. A constituição genética está diretamente ligada ao crescimento, e o padrão de evolução será parecido ao dos pais.
Mas se ainda assim você estiver inquieta com a questão, alguns especialistas indicam um cálculo para que você chegue a altura aproximada mais adequada a meninos e meninas. Para calcular a provável altura de meninos, basta somar a altura da mãe com a altura do pai, adicionar 13 centímetros e dividir o total por 2. Já para meninas, faça um cálculo subtraindo 13 centímetros da altura do pai e somando esse número com a estatura da mãe. Depois, divida o resultado por 2. Veja a fórmula simplificada:
A principal dica é: consulte sempre o pediatra. Ele saberá dizer, só de olhar, se está tudo certo com o seu filho, mas se for preciso, alguns exames chegarão a um resultado mais preciso sobre a questão do crescimento. A puberdade também possui influência direta no quanto cada um dos gêneros pode ganhar de altura.
Não se preocupe à toa!