A coluna vertebral é o eixo de sustentação do corpo humano, porém muitas vezes não recebe o devido cuidado, causando assim as temidas dores. Desequilíbrio muscular, falta de alongamento e má postura são algumas das causas das lombalgias - inflamação na região lombar.
Alguns cuidados simples como não ficar muito tempo na mesma posição, em casa ou no trabalho, ajuda a evitar o sofrimento das dores.
Outro fator que pode ser determinante para o aparecimento da lombalgia são os colchões e travesseiros usados. A densidade do colchão deve se harmonizar com o peso da pessoa, e a manutenção das molas ou espumas não deve esperar muito tempo para ser feita. O travesseiro, para quem dorme de lado, deve preencher o espaço entre o pescoço e a extremidade do ombro apoiado. Para quem dorme de costas, o mais indicado é um travesseiro baixo, também para preencher o espaço entre a nuca e as costas, mas sem deixar a cabeça caída ou comprimir a coluna cervical. Já na hora do sono evite dormir de barriga pra baixo, pois força a coluna e dificulta a respiração.
Carregar peso é uma das coisas mais comuns na rotina de alguém, mas essa atividade também pode desencadear dores.
Para as mulheres, o salto alto é um vilão para os cuidados com a coluna, pois desloca o centro de gravidade do corpo, que acaba sendo compensado com mudanças posturais, para não perder o equilíbrio facilmente, além de compressar os músculos posteriores.
Além desses cuidados, o indicado é a prática de atividades físicas e alongamentos, que auxiliam no fortalecimento da musculatura da coluna, e trazem bem-estar.
Mesmo que uma pessoa não sinta dores, ela pode ter uma postura inadequada, e deve procurar um especialista o quanto antes para uma avaliação. Atualmente existem inúmeros métodos que ajudam na melhoria postural, mas prevenir é sempre o melhor remédio.