O hábito está se tornando cada vez mais comum, tanto por conta da economia financeira, quanto para ajudar manter uma dieta equilibrada sem escorregões. Mas é preciso tomar certos cuidados para que a marmita não acabe te trazendo prejuízos como contaminação ou intoxicação alimentar.
A primeira recomendação é guardar o recipiente com a comida em uma bolsa térmica, assim a temperatura dos alimentos é mantida evitando que eles sofram alterações na cor, no sabor ou na textura.
Outra dica é montar a refeição no prato antes de guardar no recipiente para calcular certo a quantidade de cada alimento, e separar o que for quente do que for rio. Evitar colocar ovos, frituras, e molhos para diminuir a probabilidade de estragar ou contaminar o resto da refeição. E para a salada não "murchar", tempere-a somente quando for comer.
Após os cuidados com a comida é importante prestar atenção ao tipo de recipiente onde ela vai ser guardada.
Se for de plástico, tire e coloque em um prato na hora de esquentar. O plástico pode derreter no micro-ondas ou em banho-maria no fogão. As tradicionais marmitas de alumínio podem alterar o sabor da comida, como o molho de tomate e também não deve ser colocada no micro-ondas.
Os recipientes de vidro são as melhores opções pois além de poderem ser esquentados no micro-ondas, além de fácil de limpar.
E você, onde leva a sua marmita?